Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes em Oeiras-PI

Reduzir gastos com energia elétrica. Este é objetivo da Diocese de Oeiras com a instalação de um sistema fotovoltaico para geração de energia alternativa no prédio do Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes. Economia e sustentabilidade levaram a Cúria Diocesana de Oeiras a buscar uma nova forma de geração de energia.

Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes em Oeiras-PI
Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes em Oeiras-PI

O bispo diocesano de Oeiras, Dom Edilson Nobre cita um trecho da encíclica “Laudato Si”, do Papa Francisco, na qual o Sumo Pontífice faz um apelo pela união global contra a degradação dos recursos naturais: “O meio ambiente é um bem coletivo, patrimônio de toda a humanidade e responsabilidade de todos. Quando assumimos o compromisso de zelar pela nossa casa comum, estamos cuidando da criação, do futuro da humanidade”, disse.

Dom Edilson também reitera que os cuidados com o meio ambiente devem fazer parte da consciência coletiva e reforça sobre a importância das fontes de energia renováveis para o futuro do planeta: “Além de colaborar com a preservação do meio ambiente e a economia de recursos, a Diocese deseja conscientizar os fiéis sobre a necessidade de novas fontes de energia e incentivá-los a investir nesta iniciativa”, completa.

Dom Edilson Nobre considerou a instalação do sistema como uma grande conquista para toda a diocese: “O investimento para a aquisição das placas e do sistema para a geração de energia solar custou R$ 120 mil, mas graças à bondade da empresa responsável, arcamos com R$ 110 mil. Vamos diminuir os gastos com energia não somente no Centro Diocesano de Pastoral, mas também da Cúria Diocesana e da residência episcopal. Toda a Diocese de Oeiras está muito feliz com esta grande conquista”, finaliza.