Jovens do Piauí embarcam para Lisboa, em Portugal, nesta terça-feira (25 de julho), onde participarão da Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 1º a 6 de agosto. São 32 jovens, do movimento Caminho Neocatecumenal da arquidiocese de Teresina e das dioceses de Parnaíba, Campo Maior e Bom Jesus do Gurgueia.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. É também um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário.

Desde a primeira edição, em 1986, em Roma, a Jornada Mundial da Juventude reúne milhares de jovens. De tempos em tempos, a JMJ é realizada em âmbito internacional, em uma cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Em 2013, o Rio de Janeiro foi a cidade anfitriã do JMJ. Na ocasião, milhares de pessoas vivenciaram esta experiência de fé, junto ao Papa Francisco.

O arcebispo de Teresina, dom Juarez Marques Sousa da Silva, celebrou a santa missa de envio na catedral de Nossa Senhora das Dores, onde participaram os jovens representantes da Arquidiocese de Teresina e da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia. Em Campo Maior, a celebração foi presidida pelo pároco da catedral de Santo Antonio, padre Gilberto Felipe, e, em Parnaíba, a missa aconteceu na paróquia São João XXIII, presidida pelo bispo emérito, dom Alfredo Schaffler.