O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 4 e arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques Sousa da Silva, falou sobre o lançamento do 4º Nordestão de Catequese, que aconteceu na última quinta-feira (23 de fevereiro), no auditório Paulo VI, em Teresina.

Dom Juarez Marques Sousa da Silva (Presidente do Regional Nordeste 4 e Referencial para a Catequese).
Dom Juarez Marques Sousa da Silva (Presidente do Regional Nordeste 4 e Referencial para a Catequese).

“O lançamento do 4º Nordestão de Catequese é um ponto de chegada e é também um ponto de saída. É o ponto de chegada de uma longa caminhada realizada em conjunto por muitas mãos e muitos corações nestes três últimos anos, pensando, planejando, rezando para que a gente possa realizar este grande evento cujo ponto de partida se dá hoje aqui de Teresina”, disse.

Dom Juarez falou que a catequese de orientação catecumenal possibilita um encontro com o Cristo a partir da Palavra e que a disposição, a criatividade e amor missionário são os pilares para uma iniciação à vida cristã: “Ela nos faz voltar a beber da fonte original que era a vida de Cristo, a experiências das primeiras comunidades. Ela proporciona um encontro com o Cristo a partir da Palavra. Encontro esse que nos dá convicção de fé, um novo horizonte à vida. Vamos todos juntos lançar as redes para águas mais profundas e realizar um encontro de fraternidade, partilha, comunhão e fortalecimento da missão em nossos amados regionais”, destacou.

Com o tema “Catequese a serviço da IVC (Iniciação à Vida Cristã) numa Igreja Sinodal” e lema “Lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4), o 4º Nordestão de Catequese será promovido pelas Comissões Bíblico-Catequéticas de todos os Regionais do Nordeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e sediado na capital piauiense (Regional Nordeste 4), de 21 a 23 de julho.