No dia 05 de dezembro de 2018, às 19 horas, na Igreja da Imaculada Conceição, em Oeiras, Dom Alfredo Schalffler, Bispo Emérito de Parnaíba, se fará presente e presidirá a Missa do novenário em homenagem à Imaculada Conceição. Na ocasião, renderá graças a Deus pelos 50 anos de sua Ordenação Sacerdotal.

Dom Alfredo nasceu no dia 18 de janeiro de 1941 em Waidhofen an der Ybbs na Áustria. Em 1965, entusiasmado pelos projetos desenvolvidos por Dom Edilberto Dinkelborg através da ANDA (Associação Nordestina de Desenvolvimento Agrícola) em Santa Rosa do Piauí, o jovem Alfredo toma a decisão de deixar a Áustria e vir para Oeiras para se incorporar à missão de Dom Edilberto. Viveu o processo de formação em Salvador e no ano de 1968 foi ordenado sacerdote, pela imposição das mãos de Dom Edilberto, na Igreja da Imaculada Conceição. Na sequência, Dom Alfredo atuou pastoralmente na Diocese de Picos e na Arquidiocese de Teresina. Foi nomeado Bispo para a Diocese de Parnaíba pelo Papa João Paulo II no ano de 2000 e em 2016 tornou-se Bispo Emérito da referida Diocese por ter completado a idade canônica (75 anos).

Considerando que Oeiras foi “porta de entrada” para Dom Alfredo chegar ao Brasil e especificamente ao Piauí, e considerando ainda que foi nesta cidade que ele foi ungido para o exercício do ministério sacerdotal, o Dom Edilson Soares Nobre, Bispo Diocesano de Oeiras, achou por bem convidá-lo a se fazer presente para abrilhantar os festejos da Imaculada Conceição e junto à comunidade elevar a Deus a Ação de Graças por sua entrega à Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.