O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elegeu os membros que irão compor a Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB, que atualmente é presidida pelo bispo de Campo Limpo (SP), dom Valdir José de Castro, eleito na 60ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em abril. 

A Comissão para a Comunicação da CNBB 

A Comissão tem como atribuição animar e articular os regionais da CNBB, com os meios e processos de comunicação, levando em consideração a cultura gerada pela revolução das novas tecnologias. A atribuição se concretiza em projetos que visam a formação, espiritualidade, articulação e produção dos agentes da Pastoral da Comunicação, e em encaminhamentos específicos. 

Conheça os novos membros da Comissão

Dom Amilton Manoel da Silva (ao centro na foto) – Nascido em 02 de março de 1963, em Osvaldo Cruz (SP), dom Amilton ingressou na Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas), em 1991. Cursou filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba – PR, de 1992 a 1995. Possui bacharelado e licenciatura em filosofia, história e psicologia. Cursou teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), de 1997 a 2000. Possui especialização em formação humana, espiritualidade, liturgia e parapsicologia. 

Foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba (PR), pelo Papa Francisco, no dia 07 de junho de 2017.  Na arquidiocese de Curitiba, foi referencial para as comissões de liturgia, comunicação, missão, juventude e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). No regional Sul 2 da CNBB foi secretário dos bispos e referencial para o Setor Juvenil. De 2019 a 2023 foi membro da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB. Em julho de 2019, o Papa Francisco o nomeou membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. 

Em 6 de maio de 2020, foi nomeado bispo da diocese de Guarapuava (PR). Em 18 de julho de 2020 ocorreu sua posse. Em março de 2023, foi eleito vice-presidente do regional Sul 2 da CNBB. 

Dom Edilson Soares Nobre (à direita na foto) – Nasceu em 9 de maio de 1965, em Touros (RN). Cursou Filosofia no Seminário de São Pedro e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Também é formado em Teologia, pelo Seminário de São Pedro, e tem bacharelado em Comunicação Social, pela Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma. 

Foi nomeado bispo para a diocese de Oeiras (PI), pelo Papa Francisco, no dia 11 de janeiro de 2017 e sua ordenação aconteceu no dia 20 de março de 2017. 

Atualmente, dom Edilson é bispo referencial da Comunicação no regional Nordeste 4 que abrange todo o território do Piauí. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ele integrou a Comissão Episcopal para a Comunicação Social (2019-2023).