“Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!” –  (Mc 16,15). O versículo bíblico está animando a realização do 16º Seminário com os Bispos Referenciais para as Comunidades Eclesiais de Base (CEB´s) e para o Laicato promovido pela Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O encontro, que acontece na Casa dom Luciano, em Brasília, de 21 a 24 de agosto, tem o objetivo de avaliar o trabalho realizado no último quadriênio e apontar elementos para o 24º Plano de Pastoral da Comissão. Participam cerca de 64 pessoas, entre os quais 21 bispos referenciais que assumiram recentemente o acompanhamento das CEB’s  e Laicato nos regionais da CNBB.

O bispo da diocese de Araguaína (TO) e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, dom Giovane Pereira de Melo, destacou a convivência entre os novos bispos referenciais, com as diferentes expressões laicais da Igreja, a nova presidência da CNBB e também a nova presidência do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).

“Tivemos agora a mudança dos bispos referenciais das CEB’s e do Laicato nos regionais. Esses bispos estão vindo pela primeira vez no seminário, se inteirando da caminhada da Comissão, de suas atribuições como referenciais. O primeiro passo que estamos apostando é nesta interação e convivência para que eles tomem pé do trabalho que eles têm junto aos regionais”, disse.

O bispo da diocese de Floriano e Referencial para as CEB´s no Regional Nordeste 4, dom Edivalter Andrade participa do encontro. Ele destacou que os leigos e leigas assumem importante papel na missão evangelizadora da Igreja: “Queremos, cada vez mais, inserir os movimentos, comunidades eclesiais e as associações laicais do Piauí numa proposta de evangelização, de uma Igreja em saída, em estado permanente de missão. Esse protagonismo é assumido pela juventude, por homens e mulheres, do campo e da cidade, que buscam uma transformação social, com muita esperança e comunhão fraterna”, falou.

Com fotos e informações da CNBB nacional