Dom Edivalter Andrade se despediu da Diocese de Floriano, nesta quarta-feira (08 de novembro), após ter sido nomeado pelo Papa Francisco novo bispo da Diocese de Parnaíba. Na mensagem, dom Edivalter agradece pelos anos em que esteve no governo da diocese de Floriano e pede orações para conduzir e santificar a porção do povo de Deus presente na Igreja Particular de Parnaíba. Confira a mensagem na íntegra.

Querido Povo de Deus da Diocese de Floriano

Em 24 de junho de 2017, numa tarde de sábado, Festa de São João Batista, fui calorosamente recebido nesta cidade de Floriano por uma multidão de fiéis e também por seminaristas, religiosas e religiosos, presbíteros, muitos irmãos bispos e diversas autoridades do município e do Estado. Logo experimentei que aqui não há somente o calor do sol, mas muito calor humano. Aqui vivi por mais de seis anos como Bispo de vocês, me esforçando para corresponder as expectativas desta parcela do Povo de Deus que, nas espera de um novo pastor assim rezava: “Ó Deus, Pastor Supremo do rebanho… concedei a vosso escolhido a ternura de Jesus, o Bom Pastor, e o ardor missionário dos Santos Apóstolos, para guiar, santificar e ensinar o vosso povo”.

Agora, atendendo ao chamado de Deus, que me chega através do nosso querido Papa Francisco, devo preparar-me para uma nova missão, porque fui transferido para a Diocese de Parnaíba-PI. Recordando a experiência dos discípulos de Emaús, sinto-me desafiado a colocar em prática o tema do Ano Vocacional e do Mês Missionário deste ano: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35).

A partir da publicação da nomeação neste 8 de novembro de 2023, não há tempo bastante para que eu possa despedir-me pessoalmente de cada um dos membros de nossas comunidades, pastorais, movimentos e paróquias. Nem mesmo será possível passar em todas as paróquias uma última vez. Por isso escrevo-lhes agradecendo a acolhida que sempre tive entre vocês. Desde a minha chegada, em todas as visitas, nas festas de padroeiros e nas celebrações do Sacramento da Crisma, bem como nas Visitas Pastorais que consegui realizar em boa parte das paróquias, foram muitas as manifestações de carinho, afeto, respeito e proximidade.

Tenho muito a agradecer por tantos gestos de solidariedade e apoio recebido, tanto espiritual quanto material. Asseguro-lhes minhas orações por todos vocês e suas famílias, enquanto espero também poder contar com suas orações para que eu consiga guiar, santificar e ensinar na “ternura de Cristo” o Povo de Deus da Igreja Particular de Parnaíba. Deixo-lhes também a certeza da minha amizade e de uma comunhão espiritual constante.

Continuaremos unidos na mesma fé e na busca sincera de seguir Jesus Cristo mais de perto, no compromisso com o Evangelho e a construção do Reino, numa Igreja Sinodal, de Comunhão e Participação.

A todas e todos, o meu abraço fraterno,

Na ternura de Cristo

Dom Edivalter Andrade
Bispo Eleito de Parnaíba