Os bispos das Dioceses de Floriano, Dom Edivalter Andrade, e de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Marcos Antonio Tavoni, foram homenageados com o Título de Cidadania Piauiense, nesta terça-feira, 08 de novembro. A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa do Piauí, em Teresina e contou com a presença de deputados, sacerdotes e outras autoridades e convidados.
A proposta da honraria é da deputada estadual Teresa Britto (PV). Nas redes sociais, a deputada agradeceu os relevantes serviços prestados pelos bispos homenageados e pela Igreja Católica nas suas respectivas dioceses:
“Parabéns aos mais novos cidadãos piauienses: Dom Edivalter Andrade, bispo de Floriano, e Dom Marcos Tavoni, bispo de Bom Jesus do Gurgueia. Estou muito feliz em ser a proponente dessas homenagens mais que merecidas. Que Deus possa seguir abençoando a linda missão sacerdotal de vocês”, escreveu.
Os bispos agradeceram a homenagem e reforçaram o compromisso de uma Igreja cada vez mais próxima da comunidade, contribuindo com o pleno desenvolvimento e o progresso do Estado, apoiando causas sociais e colaborando com a construção de uma sociedade cada vez melhor.
“Portanto, com simplicidade, em nome da Diocese de Floriano, quero agradecer-lhes por esta homenagem que acolho como um convite a integrar-me ainda mais na comunhão com todos os cidadãos e cidadãs deste Estado que é nordestino, colocando-me a serviço da parcela do Povo de Deus que está em Floriano. Aceitando esta homenagem, devo estar ainda mais comprometido em caminhar com o povo que Deus confiou a mim como Bispo de Floriano”, disse Dom Edivalter.
“Através dos diversos movimentos, grupos, pastorais e serviços de nossa Diocese procuramos construir uma Igreja cada vez mais missionária e comprometida com a evangelização e com a ação social, que é uma exigência da nossa fé. Além disso, procuramos atender a convocação do nosso querido Papa Francisco que nos exorta a uma Igreja Sinodal, em que possamos caminhar todos juntos, na construção de uma sociedade justa e solidária”, destacou Dom Marcos.