Por ocasião do Dia do Catequista, celebrado no dia 27 de agosto, último domingo do mês vocacional, o arcebispo metropolitano de Teresina e membro da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom Juarez Marques Sousa da Silva, dirigiu uma palavra de gratidão e reconhecimento, por meio de um vídeo, a todos aqueles que se dedicam ao serviço de transmissão da fé, sobretudo às novas gerações.

Catequistas do Piauí reunidos durante 4º Nordestão de Catequese, em Teresina, de 21 a 23 de julho.
Catequistas do Piauí reunidos durante 4º Nordestão de Catequese, em Teresina, de 21 a 23 de julho.

“Catequista é discípulo de Cristo, é servo da Palavra, é agente de pastoral qualificado para o processo de formação e de crescimento na fé, por isso, neste dia, nosso gesto e nosso sentimento de reconhecimento e gratidão a todos os catequistas, por anunciarem o reino, por acreditarem que a vida com fé é possível e é muito mais viável, por acreditarem no mistério da nossa fé e por serem testemunha desse mistério”, disse.

Ainda segundo dom Juarez, “Os desafios são grandes, sobretudo nos nossos tempos, mas o senhor continua chamando e confirmando cada catequista para continuar a sua missão. Que neste Ano Vocacional, tenhamos cada vez mais consciência da nossa vocação, como graça, e dom do alto, em vista da missão”, finalizou.

O assessor eclesiástico para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 4, padre Estêvão Prondi, também gravou homenagem aos catequistas:

“É preciso compreender neste tempo que toda vocação é graça e missão. Por isso, neste dia queremos render graças por sua vida e pelo seu ministério de catequista. Quero animá-los e chegar ao seu coração e dizer que sua vocação, o seu serviço, é importante para a Igreja. Lembrem-se sempre, a Palavra faz nosso coração arder. Quando nos sentamos à mesa para a Eucaristia nos sentimos encorajados, por isso, com a Palavra e com a Eucaristia nos sintamos encorajados para continuar a nossa missão”, falou.

Veja Também

35ª Assembleia Regional de Pastoral divulga mensagem ao povo de Deus do Piauí

Inspirado pelo tema “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2026-2032)” e pelo lema “Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2), o documento convida as comunidades a renovarem o compromisso com a missão evangelizadora, fortalecendo a comunhão, a participação e a esperança diante dos desafios da Igreja e da sociedade.