O bispo de Parnaíba e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 4, Dom Juarez Sousa da Silva, divulgou preito de pesar, gratidão e esperança pelo falecimento do Papa emérito, Bento XVI.
Na nota, o bispo relembrou as duas ocasiões em que se encontrou com o Pontífice: a primeira vez em 2008, no encontro mundial de bispos novos, e em 2009, na sua primeira visita Ad Limina Apostolorum. O Papa Bento XVI nomeou Dom Juarez bispo de Oeiras em 27 de fevereiro de 2008.
Confira a íntegra da nota
Estávamos apreensivos, desde quarta-feira (28), quando o Papa Francisco nos comunicou que seu predecessor estava muito doente. O mundo uniu-se em oração pelo papa emérito Bento XVI. Hoje (31) nos foi comunicado pela Santa Sé: “com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano (Matteo Bruni).
A Igreja, enlutada ora por este santo homem, “teólogo, bispo e Papa, que nos deixou um grande legado, no qual se destacam o amor pela Igreja e a preocupação pelos rumos do mundo” (Nota da CNBB).O papa que hoje parte, nomeou-me bispo da Igreja, no dia 27 de fevereiro de 2008, fazendo-me compartilhar com ele, esse ministério; inicialmente, na diocese de Oeiras, hoje na diocese de Parnaíba. Nas duas vezes que encontrei-me pessoalmente com ele, em 2008, no encontro mundial de bispos novos, e em 2009, na minha primeira visita ad Limina, pude sentir em seu sorriso tímido e em sua voz meio rouca, o aconchego acolhedor daquele que nos preside na caridade, a humildade e a sabedoria do vigário de Cristo, que me confirmou e encorajou no exercício do episcopado, que estava apenas iniciando.
O Papa Bento teve um pontificado de média duração; eleito em abril de 2005, renunciou após sete anos e dez meses, no dia 28 de fevereiro de 2013. A partir de então trilhou o caminho da humildade e na emeritude, com o seu silêncio ensinou a como nos preparar, “não para o fim, mas para o encontro definitivo com o Senhor”.
Obrigado, querido papa! Descanse em paz e bem de pertinho da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, faça uma prece por mim, pelo meu pastoreio e pelo povo de nossa diocese.
+ Juarez Sousa da Silva – bispo de Parnaíba – 31.12.2022