O Papa Francisco nomeou nesta sexta-feira, 7 de junho, o bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza (CE), dom Júlio César Souza de Jesus, como bispo da diocese de Floriano (PI). A diocese estava vacante desde a transferência de dom Edivalter Andrade para a diocese de Parnaíba (PI), em 8 de novembro de 2023. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou saudação ao novo bispo nomeado.

A celebração que vai empossar Dom Júlio César como 4º bispo diocesano de Floriano já tem data marcada; ela vai acontecer no dia 26 de julho na catedral de São Pedro de Alcântara. O arcebispo de Teresina e presidente do Regional Nordeste 4, dom Juarez Marques Sousa da Silva, gravou um vídeo com uma mensagem de saudação a dom Júlio César:

Recebemos com alegria e satisfação a nomeação de dom Júlio César como novo bispo de Floriano; ele é do Clero da Arquidiocese de Teresina, e prestou serviço durante muito tempo como bispo auxiliar de Fortaleza e agora retorna para integrar o episcopado em nosso Regional Nordeste 4 e também na Província Eclesiástica do Piauí.

Nossa palavra é de contentamento, primeiramente, e depois de boas vindas ao dom Júlio César; neste momento nos unimos, na solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero, ao Presbitério e a todo o povo de Deus que está em Floriano, que acolhem com grande alegria esta nomeação.

Ter um bispo do nosso Clero de Teresina é motivo de grande satisfação, de render ação de graças e de glorificação ao Senhor Nosso Deus, porque vocação é dom do alto e o episcopado é um dom de Deus. Não é um privilégio, mas um graça de Deus, um serviço em comunhão com a comunidade, a Igreja e a sociedade.