O bispo de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Marcos Tavoni apresentou o cartaz da 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí durante a 33ª Assembleia Regional de Pastoral. O evento aconteceu de 27 a 29 de junho, no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, em Teresina, e teve como tema “Iniciação à vida cristã e autossustentação na missão da Igreja no Piauí” e lema “Entre eles ninguém passava necessidade” (At. 4,34).

Nos dias 19 e 20 de julho de 2025, a cidade de Bom Jesus vai receber a 16ª edição da Romaria da Terra e da Água no Piauí. O evento terá como tema ‘Ecologia integral a serviço da vida’ e lema ‘Com carinho preparastes essa terra aos pobres’ (Sl 67,11).

De acordo com Dom Marcos, a 16ª Romaria da Terra e da Água será um espaço oportuno para debates sobre ecologia e preservação do meio ambiente: “É um tema que está em consonância com a Campanha da Fraternidade do próximo ano que vai tratar da Fraternidade e Ecologia Integral para celebrar os 10 anos da encíclica Laudato si’, do Papa Francisco, que convoca à ação global para enfrentar a degradação ambiental e as mudanças climáticas”, disse.

Durante a exposição do cartaz, o bispo de Bom Jesus do Gurgueia demonstrou preocupação com o cenário de degradação ambiental enfrentado por diversos municípios do extremo sul piauiense como a devastação de florestas e dos rios, o aumento da temperatura, o desperdício de água em Cristino Castro e a desertificação em Gilbués. “Esperamos que durante a romaria possamos discutir saídas para o enfrentamento desta crise ambiental, à luz do diálogo e da oração”, falou.