Foi inaugurado, nesta segunda-feira, 01 de maio, o Centro Esportivo Dom Ramón López Carrozas, em Bom Jesus do Gurgueia. A obra foi entregue numa parceria entre a Diocese de Bom Jesus e a a prefeitura do município e faz uma homenagem a Dom Ramón que governou a Igreja Particular de Bom Jesus de 1979 a 1989 como bispo auxiliar e de 1989 a 2014 como bispo diocesano.

A solenidade de inauguração contou com a presença do bispo diocesano, Dom Marcos Tavoni; o prefeito, Nestor Elvas; o vice-prefeito, dr. Alcindo Piauilino, o clero diocesano de Bom Jesus, dentre outras autoridades e a comunidade católica bonjesuense.

Com uma mega estrutura, o espaço será destinado para a realização de eventos esportivos, culturais e religiosos. O complexo esportivo segue as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência e tem capacidade para acolher milhares de pessoas em atividades como competições, jogos, celebrações e shows.

Para dom Marcos, o centro esportivo é uma obra de grande relevância para a população de Bom Jesus: “Este foi um projeto idealizado pelo próprio dom Ramón que sempre teve essa preocupação em servir a nossa comunidade. É uma justa homenagem a este grande homem que tanto contribuiu com a nossa cidade e nossa diocese”, destacou.

Dom Ramón López Carrozas

Dom Ramón López nasceu em Sarria, na Espanha, no dia 31 de agosto de 1937. A ordenação presbiteral aconteceu em 10 de abril de 1960 e sua Ordenação Episcopal aconteceu em 27 de maio de 1979 em Roma, na Itália.

Ele chegou em Bom Jesus com os padres Alfredo e Criostóbal no dia 03 de março de 1967. Veio para integrar a casa de Corrente, mas dom José, percebendo que lhe poderia ser mais útil, o destinou a Bom Jesus em 1969, para cuidar do seminário diocesano. Em 20 de maio de1969 foi nomeado vigário cooperador.

O bispo foi então escolhido pelo papa João Paulo II para ser o sucessor de dom José Vasquez Diaz na Diocese de Bom Jesus-PI. Atuou como auxiliar de 1979 a 1989 (10 anos) e como bispo diocesano de 1989 a 2014 (25 anos). Escolheu como lema episcopal: “Servire Non Serviri” (servir e não ser servido).

Dom Ramón López Carrozas deu um impulso a diocese nos serviços pastorais, promovendo reuniões e encontros de leigos e padres e grandes celebrações nas datas mais destacadas da diocese. Veio a falecer no dia 28 de abril de 2018, em Teresina, aos 81 anos de idade.

Fotos cedidas pelo portal B1 de Bom Jesus do Gurgueia