O bispo da Diocese de São Raimundo Nonato, dom Ronilton Souza de Araújo SCJ, viajou para o Vaticano, nesta sexta-feira, dia 01 de setembro, para participar do curso de formação para novos bispos. O encontro é realizado todos os anos e reúne os bispos de recente nomeação para uma audiência com o Santo Padre, o Papa Francisco.

Dom Ronilton Souza de Araújo. (Foto Diocese de Ituiutaba)
Dom Ronilton Souza de Araújo. (Foto: Diocese de Ituiutaba)

“Aguardava com bastante expectativa esse momento. Serão dias muito importantes para todos nós bispos do mundo inteiro, onde teremos o privilégio de aprofundarmos nossos conhecimentos, ter um primeiro contato com as diversas realidades e experiências com as quais iremos lidar durante o ministério episcopal em nossas dioceses e também a oportunidade de visitar a sede da Igreja Católica e encontrar o nosso querido Papa Francisco”, disse.

Dom Ronilton foi ordenado bispo de São Raimundo Nonato, no dia 26 de agosto, na paróquia de São Francisco de Assis, no município mineiro de Ituiutaba. A celebração foi presidida pelo bispo da diocese de Imperatriz-MA, dom Vilsom Basso. Na ocasião, estiveram presentes 8 bispos, dentre os quais o arcebispo metropolitano de Teresina, dom Juarez Sousa da Silva, e o bispo de Bom Jesus do Gurgueia, dom Marcos Tavoni.

A celebração de posse de dom Ronilton vai acontecer no dia 30 de setembro, na catedral diocesana de São Raimundo Nonato, às 18h, com a presença do Clero da diocese, dos bispos do Piauí e de todos os diocesanos. Ele deve chegar ao município no dia 28 de setembro, e será recepcionado no Aeroporto Internacional Serra da Capivara, de onde sairá uma carreata, percorrendo algumas ruas de São Raimundo Nonato.

Em breve, a Diocese de São Raimundo Nonato vai divulgar mais detalhes sobre a posse de dom Ronilton. Ele será o 5º bispo da diocese e vai suceder o administrador apostólico e bispo emérito, dom Eduardo Zielski.