O Conselho Episcopal Regional (CONSER) elegeu o bispo de São Raimundo Nonato, dom Ronilton Souza de Araújo SCJ, bispo referencial para a Ação Missionária e o Setor Família no Regional Nordeste 4. O episcopado piauiense se reuniu na cidade de Ubajara-CE, de 13 a 17 de julho, para debater e refletir as atividades pastorais que serão desenvolvidas pela Igreja no Piauí em 2024. Os bispos também fizeram uma avaliação da ações realizadas nas suas respectivas igrejas particulares neste ano de 2023.
Estiveram presentes o arcebispo metropolitano de Teresina, dom Juarez Marques ; o bispo de Oeiras, dom Edilson Soares; o bispo de Picos, dom Plínio Luz; o bispo eleito de Parnaíba, dom Edivalter Andrade; o administrador diocesano de Parnaíba, pe. Edimar Silva; o bispo emérito de Parnaíba, dom Alfredo Schaffler; o bispo de Bom Jesus do Gurgueia, dom Marcos Tavoni; o bispo de São Raimundo Nonato, dom Ronilton Souza; o arcebispo emérito de Teresina, dom Jacinto Furtado e o secretário-executivo do Regional, padre Ataan Nerson.
“Nosso encontro contou também com momentos de espiritualidade, fraternidade e discernimento sobre a caminhada pastoral da Igreja do Piauí. Pudemos partilhar as experiências positivas e os desafios que enfrentamos em cada diocese e rezamos para que os objetivos pastorais, missionários e evangelizadores da Igreja sejam alcançados no próximo ano”, destacou o bispo de Oeiras, dom Edilson Soares Nobre.
Dom Francisco de Assis, que é bispo de Campo Maior e vice-presidente do Regional Nordeste 4 não esteve presente porque estava participando do 5º Congresso Missionário Nacional, em Manaus. O evento que teve como tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, contou com a participação de 11 piauienses, entre eles padres, leigos e um seminarista.
Dom Juarez Marques Sousa da Silva
bispo referencial para a Catequese
Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos
bispo referencial para o Setor Juventudes e a Pastoral Vocacional
Dom Plínio José Luz da Silva
bispo referencial para as Pastorais Sociais
Dom Ronilton Souza de Araújo
bispo referencial para a Ação Missionária e o Setor Família
Dom Edivalter Andrade
bispo referencial para o Laicato, as CEBs e a Cáritas
Dom Edilson Soares Nobre
bispo referencial para a Comunicação
Dom Marcos Antonio Tavoni
bispo referencial para a Liturgia