A cada ano, o evento reúne milhares de pessoas na luta a favor da vida, do respeito, da esperança e da solidariedade

 

No próximo domingo, dia 10 de junho, os passos da solidariedade tomarão conta das avenidas de Teresina na 23ª Caminhada da Fraternidade que este ano apresenta o tema “Diferenças: nós respeitamos”, levantando a bandeira da tolerância e empatia pelo próximo. O evento iniciará a partir das 7h, com a Santa Missa, ao lado da Igreja São Benedito, e a largada oficial às 8h.

O coordenador geral da Caminhada da Fraternidade e presidente da Ação Social Arquidiocesana (ASA), Padre Tony Batista, conta que o tema é bastante significativo para os tempos atuais. “Tolerância não é conivência, nem renunciar à nossa identidade, mas procurar viver com o diferente, respeitando o diferente. Queremos dia após dia lutar contra todo e qualquer preconceito”, afirma.

Uma das novidades da 23ª edição do evento é a mudança do percurso. A Caminhada seguirá na Avenida Frei Serafim até a Ponte Juscelino Kubitschek. Os participantes pegarão a alça da direita para ter acesso a Avenida Raul Lopes, onde seguirão até a Ponte Estaiada para a bênção final e shows de bandas locais.

A Caminhada da Fraternidade beneficia trabalhos e ações voltadas para pessoas carentes, idosos, crianças em situação de risco e pessoas com problemas de saúde em Teresina, que são acolhidas no Lar da Fraternidade, Lar de Misericórdia e Maria Imaculada. Em 2017, o evento beneficiou projetos como a Pastoral do Povo de Rua, Pastoral dos Surdos de Teresina, Casa Frederico Ozanam, Fundação Mateus Pereira, dentre outros.

Os kits (camiseta, bolsa e boné) ainda podem ser adquiridos em diversos pontos da cidade como: Centro Pastoral Paulo VI, Lar da Fraternidade, Lar de Misericórdia, bazar da paróquia Nossa Senhora de Fátima, Rádio Pioneira e demais paróquias de Teresina. Em todas as suas edições, a Caminhada da Fraternidade simboliza um desfile de cidadania, que além de recursos financeiros para a manutenção dos diversos serviços, fortalece o compromisso na luta a favor da vida.

16° Concurso de Reportagem “Dom Avelar Brandão Vilela”

A Arquidiocese de Teresina vai promover o 16º Concurso de Reportagem “Dom Avelar Brandão Vilela”, que contemplará a cobertura jornalística da 23ª Caminhada da Fraternidade e os projetos mantidos pela Ação Social Arquidiocesana (ASA). Serão conferidos 4 (quatro) prêmios, cada um no valor de R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais), aos classificados em primeiro lugar nas categorias rádio, impresso (jornal ou revista), TV e portal.

O edital com o regulamento do concurso de reportagem está à disposição dos profissionais no site da Arquidiocese de Teresina – www.arquidiocesedeteresina.org.br. A lista dos projetos mantidos pela ASA pode ser conferida no site www.asateresina.org.br.