O arcebispo de Teresina e presidente do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Juarez Marques Sousa da Silva está em Brasília-DF, onde participa da primeira reunião do Conselho Permanente após a 60ª AG-CNBB.

O encontro, que acontece de 20 a 22 de junho, reúne 80 participantes, incluindo os presidentes eleitos para as Comissões Episcopais e para a presidência dos 19 regionais da entidade.

Conforme prevê o artigo 31 do estatuto, o Conselho Permanente é o órgão de orientação e acompanhamento da atuação da CNBB e dos organismos a ela vinculados, bem como órgão diretivo, eletivo e deliberativo.

Na pauta, estão previstos momentos de reflexão pelos prelados da análise de conjuntura social, a avaliação da 60ª Assembleia Geral – realizada de 19 a 28 de abril, em Aparecida (SP) -, calendário 2023/2024, Estatuto, regimento e estatuto civil da CNBB,  informes jurídicos, Campanha para a Evangelização, Campanha da Fraternidade 2024, Fundo Nacional de Solidariedade e encaminhamentos sobre a Comissão especial para a mineração e ecologia integral, entre outros.

Ao longo da reunião, os prelados também votarão nos nomes dos bispos indicados para compor as Comissões Episcopais Pastorais permanentes e especiais da instituição. Os novos assessores e assessoras das comissões também serão apresentados para aprovação do Conselho Permanente da CNBB.