O presidente do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Teresina, dom Juarez Marques Sousa da Silva, enviou saudação ao monsenhor Ronilton Souza de Araújo, nomeado pelo Papa Francisco novo bispo da diocese de São Raimundo Nonato.

Na mesma mensagem, Dom Juarez manifesta gratidão e reconhecimento ao agora bispo emérito, Dom Eduardo Zielski que esteve a frente do governo pastoral da Igreja Particular de São Raimundo Nonato de 2016 a 2023. Confira a íntegra da mensagem abaixo:

ELEITO O NOVO BISPO DE SÃO RAIMUNDO NONATO

Por graça de Deus, o Papa Francisco, nomeou hoje (quarta-feira, 19.07), o Revmo. Padre Ronilton Souza de Araújo, membro da Congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), como novo Bispo da Diocese de São Raimundo Nonato.

A Diocese de São Raimundo Nonato esperava a nomeação de seu novo bispo, desde fevereiro de 2022, quando Dom Eduardo Zielski, ao completar 75 anos, pediu ao Santo Padre, a sua renúncia e foi comunicado pela Santa Sé, que esperasse nuc pro tunque, expressão latina que quer dizer, permaneça “agora até que”. Ou seja, permaneça no pastoreio da diocese até que seja eleito o próximo bispo.

Hoje, o Papa Francisco aceita a renúncia de Dom Eduardo Zielski, que a partir de agora torna-se bispo emérito da Diocese de São Raimundo Nonato, em cujo pastoreio, como 4º bispo diocesano, permaneceu por mais de sete anos (de 02 de abril de 2016 a 18 de julho de 2023).

Nosso reconhecimento e gratidão a Dom Eduardo Zielski pelo fecundo pastoreio; primeiramente, em Campo Maior (2000 a 20016), e por último, em São Raimundo Nonato (2016 a 2023). Gratos somos pelo seu companheirismo e comunhão sinodal, fraterna e alegre, em nosso Regional NE IV. Com certeza deixará saudades.

Nossa saudação e congratulação ao povo de Deus que está na diocese de Raimundo Nonato: clero, religiosas(os), seminaristas e leigos (as). Parabéns pelo novo bispo e que Deus os abençoe e anime a prosseguir como igreja servidora e missionária a caminho do Reino definitivo.

Mons. Ronilton Sauza de Araújo SCJ, a quem saudamos com alegria, contentamento e esperança, é mineiro nascido em Ituiutaba (MG), presbítero Dehoniano, de cuja congregação foi Superior Provincial, exercia no momento, o ofício de vigário paroquial da paróquia Santa Cruz, em Macapá – AP. Agora exercerá o pastoreio como sexto bispo diocesano de São Raimundo Nonato-PI.

Vamos aguardar com salutar expectativa, mais informações, que o próprio bispo nos fará.
“Bendito o que vem em nome do Senhor!”
Bem vindo, Mons. Ronilton! O Piauí e São Raimundo o aguardam de braços e coração abertos.

+ Juarez Marques Sousa da Silva