Aconteceu, na última quinta-feira (11) e nesta sexta-feira (12), o encontro da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano, o tema do encontro, que aconteceu no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, foi ‘Formação inicial: Propedêutico e Filosofia’.

Estiveram presentes o presidente da Comissão Regional Nordeste 4 da CNBB e bispo de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva; o vice-presidente e bispo de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito; o bispo de Picos, Dom Plínio Luz; o bispo de Oeiras, Dom Edilson Nobre; o bispo de São Raimundo Nonato, Dom Eduardo Zielski; o coordenador presidente da OSIB Piauí, padre Anderson Fábio; o assessor do encontro, padre Antonio Soares, além de seminaristas e presbíteros.

Pela primeira vez o encontro aconteceu no mês de agosto, atendendo uma solicitação feita pelos bispos do Piauí, como parte das atividades e ações alusivas ao mês vocacional. Normalmente, os encontros da OSIB acontecem em dezembro, mas no próximo ano também deverá ser realizado em agosto, segundo ficou definido.

A OSIB visa possibilitar a organização, articulação e integração entre os seminários e as casas de formação, buscando critérios e diretrizes comum na ação formativa dos futuros padres da Igreja do Piauí, respeitando a caminhada de cada Igreja Diocesana e dos diferentes institutos e da vida religiosa.

De acordo com o coordenador presidente da OSIB Piauí, padre Anderson Fábio, uma das propostas do encontro é favorecer o discernimento e reflexões importantes no processo formativo dos seminaristas:

Na ocasião, pudemos refletir a importância e os desafios dessas duas etapas iniciais de formação dos nossos seminaristas, partilhando experiências práticas e pessoais a partir da nossa vivência e convivência no seminário. Além disso, pudemos iniciar algumas discussões importantes sobre o Ano Vocacional, que será celebrado de novembro de 2022 até novembro de 2023, e começamos também a preparar um estatuto da OSIB no Regional.