Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

 

Aconteceu dia 15 de fevereiro a primeira reunião para planejar a V Romaria Regional da Juventude, que será realizada em Parnaíba-PI, nos dias 8 e 9 de agosto do corrente ano. A reunião se deu em dois momentos: um pela manhã, com a coordenação diocesana, representada nas pessoas de Laércio Paiva (Coordenador Diocesano recém-eleito em assembleia), Rebeca Viana (Secretária Diocesana recém-eleita em assembleia), o Coordenador Nacional, Edmar Mota, a Secretária regional, Dayane Cristina, Afonso Henrique (ex-coordenador diocesano e coordenador do Setor Juventude da Diocese de Parnaíba) e o padre coordenador de pastoral na Diocese de Parnaíba, Pe. Ézio Rodrigues; o segundo momento ocorreu à tarde, com os jovens representantes das paróquias da cidade de Parnaíba, sede da diocese onde ocorrerá a romaria.

Pela manhã o objetivo era pensar os detalhes da romaria (programação, locais, logística, equipes, inscrição e estratégias) para construir o pré-projeto, bem como rezar o que nos pulsa para realizar a romaria e assim lançar propostas de temática, vindas do chão que nos acolherá na romaria, e que ressoe no Regional.

No final da reunião, foi indicado o tema da romaria, a qual será: “Juventude: Vida, Profetismo e Missão”, e a iluminação bíblica do livro do Profeta Jeremias: “Quanto a vocês arregacem as mangas, levantem-se e digam tudo o que Ele disser” (Jr 1,17).

O tema da quinta romaria regional da juventude, propõe uma reflexão a partir das realidades que as juventudes estão inseridas… num contexto marcado pela cultura do ódio, por tantas dores, feridas abertas e sonhos interrompidos, como ser fonte capaz de saciar a sede gritante das nossas juventudes? O profetismo é o anúncio esperançoso de transformação da realidade lida em perspectiva divina, implicando consequentemente em ação: luta por justiça, dando voz, vez e lugar a todas as juventudes.

Neste ano em que a Igreja celebra a campanha da fraternidade com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, afirmamos que nosso dom é a profecia, e o nosso compromisso é missão de defender a vida das Juventudes. Para tanto, estamos aqui prontos para dizer, do sertão ao litoral, tudo o que Ele nos mandar. Depois de entender que “a vida não pode parar” na última romaria regional, na cidade e diocese de Picos, nos colocamos à disposição dos planos de Deus para ressoar em nosso estado, aquilo que pede O Senhor: “Quanto a vocês, arregacem as mangas, levantem-se e digam tudo o que Eu disser” (Jr, 1-17).

A V Romaria Regional da Juventude estará dentro do caminho jubilar da diocese acolhedora que celebra seus 75 anos de existência, bem como do caminho de preparação para a XV Romaria Regional da Terra e da Água do Piauí.