Em 2022, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) beneficiou o projeto Musicando e Transformando, da Diocese de Parnaíba. O projeto tem como principal objetivo promover a transformação sociocultural de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

O projeto Musicando e Transformando tem como finalidade ampliar e oferecer serviço socioeducativo a 40 crianças e adolescentes, entre 05 e 14 anos, pertencentes a famílias com baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade social, em Parnaíba-PI. No período de 10 meses, o projeto oferece oficinas de ballet e instrumentos musicais e de percussão como flauta, cajón e violão.

“Através da arte da música e da dança, o projeto garante a permanência de crianças e adolescentes na escola, ajuda a descobrir e incentivar novos talentos e abre espaços para valores educacionais e culturais. Além de desenvolver habilidades e potencialidades desse público, trabalhamos com autoestima, socialização, criatividade e valores para a formação da cidadania cristã”, explicou o diácono Rhuan Silva, da Diocese de Parnaíba.

Ainda de acordo com o diácono Rhuan, o Projeto Musicando e Transformando assume um compromisso com a inclusão social, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes: “Esse projeto representa um esforço no sentido de despertar talentos entre aquelas pessoas que enfrentam a vulnerabilidade social em Parnaíba. É uma oportunidade para famílias que não dispõem de recursos financeiros investirem na formação de seus filhos”, explicou.

Ryan Andrade – Assessoria do Regional