Em 2022, o Fundo Nacional de Solidariedade, o FNS, da Campanha da Fraternidade, beneficiou três projetos sociais do Piauí. Um dos projetos beneficiados foi o das hortas agroecológicas da comunidade Labino, na zona rural de Ilha Grande do Piauí, a 348 km de Teresina.
O projeto é desenvolvido por famílias locais, constituídas, em sua grande maioria, por pescadores. Hortaliças são cultivadas, através de um sistema agroecológico, sem utilização de componentes químicos. O sistema de irrigação das hortas dispõe de placa solar, reservatório, bomba, filtro e rede de distribuição com linhas de mangueira, levando a água para irrigar.
De acordo com o diácono Rhuan Silva, da Diocese de Parnaíba, a utilização de um sistema agroecológico representa uma atividade rentável e sustentável. Ele também explica que o consumo dos alimentos produzidos possibilita uma melhor qualidade de vida, tanto para os produtores quanto para a população em geral que consome os produtos:
“Essas famílias cultivam hortas ambientalmente sustentáveis. A produção dos alimentos tornou-se uma alternativa para o consumo, mas também para a geração de renda já que eles podem comercializar oferecendo produtos saudáveis, livres de agrotóxicos. O uso de energia solar para a irrigação possibilitou mais eficiência e economia de recursos na produção”, explicou.
O Projeto
A proposta geral do projeto é implementar o sistema de irrigação para os canteiros das hortas agroecológicas da comunidade Labino, contemplando a instalação de uma bomba solar, além da compra de ferramentas e contratação de agrônomos para realização de capacitação técnica, de qualidade e produtividade dos agricultores em todas as etapas produtivas. Atualmente os canteiros de hortas da comunidade Labino atendem 14 famílias, beneficiando, de forma direta, 56 pessoas.
Coleta Nacional da Solidariedade
Este ano, inspirada na Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é o combate à fome, a Coleta Nacional da Solidariedade acontece nas comunidades católicas no próximo dia 2 de abril, Domingo de Ramos. Com a sua oferta, você ajuda a Igreja a saciar a fome de mais pessoas no Brasil por meio dos projetos como estes apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade.