O subsecretário adjunto de pastoral e ex-assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Jânison de Sá, assessorou o 4º Nordestão de Catequese, em Teresina. O evento, promovido pelas Comissões Bíblico-Catequéticas dos Regionais do Nordeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), teve como tema ‘Catequese a serviço da iniciação à vida cristã numa igreja sinodal’ e lema ‘Lançai vossas redes para a pesca’ (Lc 5,4).

“A catequese é a nossa primeira adesão a Jesus. É a partir dela que nos sentimos chamados, atraídos e despertados para o desejo de segui-lo. A missão do catequista não se resume apenas a transmitir educação cristã, mas fortalecer vínculos familiares e comunitários, superar as divisões, as incompreensões e manter um diálogo permanente para relações sociais cada vez mais fraternas e sólidas, onde possamos conviver em harmonia, escutando e aprendendo uns com os outros”, destacou.

Ainda segundo o padre Jânison, um dos grandes desafios do catequista é o uso de uma linguagem que seja compreendida: “Precisamos falar de modo que sejamos compreendidos, porque somente assim poderemos colher os frutos da evangelização. Nunca estamos totalmente prontos e acabados. A tarefa da catequese é a de levar a palavra de Deus, daí faz-se urgente e necessário investir em estratégias de comunicação eficazes”, falou.

O 4º Nordestão de Catequese reuniu cerca de 300 catequistas de todos os estados do Nordeste e contou com programação que incluiu conferências, oficinas temáticas sobre catequese e iniciação à vida cristã, celebrações, momentos de espiritualidade e apresentações culturais. Participaram também bispos, padres, religiosos e religiosas, seminaristas e leigos e leigas. A próxima edição acontecerá no Regional Nordeste 5 (Maranhão) em 2026.