A Quinta-feira Santa na Igreja Católica é marcada por duas grandes celebrações, as quais possuem cada uma diversos significados e momentos únicos para a fé dos católicos. Pela manhã, o clero de todas as dioceses, padres e diáconos, celebram junto com seu respectivo bispo a Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa da Unidade. À noite, nas comunidades paroquiais, é celebrada a Missa que dá início ao Tríduo Pascal, popularmente chamada de Missa de Lava Pés.

No Regional, a Diocese de Campo Maior foi a única que celebrou os Santos Óleos nesta Quinta-feira Santa. As demais já haviam celebrado durante essa semana. O bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, presidiu a celebração solene na catedral de Santo Antonio na presença do clero, seminaristas, religiosos e da comunidade em geral. Na celebração, os padres da diocese também renovaram seus compromissos sacerdotais.

“A renovação das promessas sacerdotais é um gesto de unidade, comunhão e sinodalidade. Saiamos daqui mais convictos de que o Espírito do Senhor está sobre nós. Não nos conformemos com a lógica do mundo, com uma piedade vazia e descomprometida, mas tenhamos coragem de propor as novidades que o Espírito Santo nos dá. Ele fala por nós. Ele nos consagrou com a sua unção. Deus nos deu, pela ordenação sacerdotal, e a Igreja nos conferiu, pelo ofício pastoral, a autoridade de ungidos, de enviados e de consagrados para que firmemos as verdades da Igreja sobre todas as culturas de morte que se impõem sobre o mundo”, disse Dom Francisco em sua homilia.

Santos Óleos

A Missa dos Santos Óleos, que reúne o bispo diocesano com seu clero, na catedral sede da respectiva arqui/diocese, é marcada pela recordação da instituição ministério sacerdotal, oportunidade de renovação das promessas sacerdotais. Na mesma liturgia, há a unção do óleo da unção dos enfermos (usado pelos presbíteros para ungir idosos e doentes), o óleo dos catecúmenos (usado pelos presbíteros e diáconos no Batismo) e o óleo do santo crisma (usado pelos diáconos e presbíteros no Batismo, e pelo bispo na Confirmação, nas Ordenações de bispos e de presbíteros, na Consagração de igrejas e altares).

Ryan Andrade