Representantes das Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Regional Nordeste 4 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) estão em Brasília-DF onde participam do Curso de Assessores e Multiplicadores da Infância e Adolescência Missionária (IAM). A formação acontece de 30 de janeiro a 03 de fevereiro e tem como objetivo vivenciar um processo de formação integral, oportunizando que os participantes sejam multiplicadores da IAM em suas regiões.

O curso conta com a participação de 48 assessores e assessoras e vai colaborar no fortalecimento de laços e a trocar de experiências, criando uma unidade formativa para todo o Brasil. Os participantes foram escolhidos para representar seus Estados e contribuem com a formação a partir de suas realidades.

Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, presidiu a missa de abertura nesta segunda, 30 de janeiro. O bispo lembrou os desafio hoje enfrentados pela Igreja na evangelização das crianças. “Uma das maiores preocupações da Igreja Católica na atualidade é a transmissão da fé para as novas gerações. Vemos tantas pessoas não apresentando mais Jesus às crianças e aos adolescentes. Neste sentido, a Infância e Adolescência Missionária se torna uma grande prioridade. Grande não só porque trata do tema da missão, e o mundo todo é uma grande missão, mas acima de tudo porque esta Obra apresenta a missionariedade, dando às crianças e aos adolescentes uma causa pela qual viver. Desde pequenos eles percebem que têm alguma coisa pela qual dão sentido e significado à vida. Este curso que hoje inicia é importante porque quer preparar os assessores e assessoras para trabalhar neste grande projeto da IAM”, destacou Dom Joel.

Para a coordenadora Regional do IAM, Sâmia Soraya, faz-necessário um olhar mais atento às crianças e aos adolescentes, para que sejam todos prioridade na ação pastoral da Igreja e na sociedade: “Queremos propagar a fé entre as nossas crianças e adolescentes e isso é um grande desafio porque exige de nós um olhar atento a cada realidade, a cada família e a diversos contextos. Está sendo um momento de muita partilha, trocas de experiências, de discussões pertinentes para que possamos motivar crianças e adolescentes a assumir um compromisso de vivência no Espírito Santo e de fazer das missões um estilo de vida que contribua com sua caminhada e formação cristã”, disse.

Com fotos e informações das Pontifícias Obras Missionárias