“Ide! Da igreja local aos confins do mundo” foi o tema da Jornada Missionária 2023, realizada pelo Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), na cidade de União-PI. Motivada pela inspiração bíblica “Corações ardentes, pés a caminho” (Cf. Lc 23, 13-15), o evento reuniu seminaristas de todas as dioceses do Regional Nordeste 4 e refletiu a natureza missionária da Igreja no Piauí.

Os seminaristas visitaram as comunidades, que pertencem às paróquias de Nossa Senhora dos Remédios e de São Sebastião. Em cada visita, conversavam com os moradores, escutavam as necessidades das famílias e faziam breves reflexões do Santo Evangelho. Os formadores do seminário também participaram das visitas às residências, onde realizaram a celebração da Palavra, concederam a unção dos enfermos e ouviram confissões.

Para o seminarista do 2º ano de Filosofia, Mateus Emanuel, da diocese de Picos, a missão nasce da experiência do amor de Cristo que cativa e impulsiona cada batizado a anunciar o amor e a esperança entre todos os povos e todas as nações: “Foi gratificante ver como Deus continua agindo no meio das pessoas. Perceber a ação do Espírito Santo, sobretudo entre os mais necessitados, nos estimula a viver com mais entusiasmo a nossa vocação”, completou.

De acordo com o seminarista do 2º ano de Teologia, Tácio de Araújo Macedo, da diocese de Campo Maior, a jornada missionária possibilitou a cada seminarista a experiência do encontro com Cristo, que se manifesta no rosto de cada pessoa, em cada família, nas diversas realidades: “Foi um tempo de graça, propício ao avivamento da chama vocacional que habita em cada um de nós. A jornada despertou o amor pela missão e fez ecoar dos nossos corações a urgente necessidade de propagar o Evangelho”, disse.

O vice-reitor do Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, padre Igor Torres, afirmou que a jornada aprofundou a compreensão da responsabilidade missionária entre os seminaristas: “Somos convidados a assumir, com mais vigor e entusiasmo, o chamado e o convite que Cristo nos faz. A ação missionária da Igreja nos fortalece espiritualmente e nos faz crescer no desejo de viver as vocações conforme o projeto de Deus”, falou.

Fotos: Pascom Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e de São Sebastião, de União-PI