Notícias do Regional

Mensagem da XXIV Assembleia Diocesana de Pastoral Ao Povo de Deus

Entre os dias 15 e 17 de novembro de 2019, no Centro de Pastoral Sagrada Família e no Colégio Diocesano, a Diocese de Parnaíba se reuniu para a realização da XXIV Assembleia Diocesana de Pastoral, com a presença do clero, religiosos e religiosas, seminaristas, cristãos leigos e leigas, membros dos diversos movimentos, pastorais e grupos que formam a Diocese de Parnaíba. Assessorada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre – RS, Dom Leomar Brustolin, a Assembleia refletiu as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019 – 2023), aprovadas na 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ocorrida em maio de 2019, em Aparecida – SP.

Na homilia da Missa de Abertura, Dom Juarez, Bispo diocesano, salientou que a Assembleia é um importante momento eclesial, tempo propício para uma reflexão profunda sobre a caminhada da Igreja e para planejar o futuro. Ressaltou também a importância da comunhão eclesial que se vive na cultura do encontro, no sentar-se à mesa do Senhor, para a partilha do Pão que nos faz irmãos em Cristo Jesus.

De forma impactante e provocativa, Dom Leomar Brustolin, assessor da Assembleia, iniciou a sua exposição sobre as Diretrizes, chamando a atenção para a centralidade de Jesus Cristo na vida e missão da Igreja, e explicou o Objetivo Geral das Diretrizes: “Evangelizar no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”.

Nossa realidade, marcadamente urbana, desafia a Igreja, que é chamada a evangelizar as mulheres e homens inseridos nos pequenos e grandes centros urbanos. Durante a Assembleia, assistimos a uma exposição atualizada dos desafios da vida urbana para a atividade missionária da Igreja, apresentada pelo assessor, e constatamos a necessidade de revermos nossa linguagem, métodos de evangelização, bem como a urgente mudança de mentalidade para que as pessoas possam ser evangelizadas nos ambientes urbanos de nossa Diocese.

Somos uma Igreja-casa, sustentada por quatro pilares: a Palavra, o Pão, a Caridade e a Ação Missionária. Jesus, Palavra de Deus, está no centro da vida cristã. É Ele o Pão que alimenta e revigora na caminhada. Alimentados por este Pão, somos lançados na direção dos outros, nossos irmãos e irmãs. Neste encontro integral e libertador, somos missão no coração do mundo. A missão gera novas comunidades e interpela a sociedade, chamando-a à conversão. Por isso, é de fundamental importância que todos nós, que fazemos a Diocese de Parnaíba, conscientes de nossa missão, não nos omitamos, mas nos abramos à ação do Espírito de Deus para, em comunidades eclesiais missionárias, pelo anúncio da Palavra de Deus, possamos formar discípulos e cuidarmos da Casa Comum.

Cabe-nos expressar que a Assembleia chamou a atenção de todos para a necessidade de vivermos em comunhão, unidos aos Pastores da Igreja, comprometidos com a mensagem libertadora de Jesus, para que cresça a fé e a vida em abundância. Toda a Diocese de Parnaíba, neste ano jubilar, bem como em toda a sua caminhada enquanto Igreja Povo de Deus é chamada a ser uma rede de comunidades eclesiais missionárias, preocupada com a vida do seu povo, alicerçada na Palavra de Deus e alimentada pelo Pão da Vida. Neste sentido, sentimos a necessidade fazermos a experiência da leitura orante da Palavra de Deus no início de nossos encontros e reuniões, para que o nosso trabalho de evangelização seja cada vez mais fecundo, profético e transformador.

Nestes tempos difíceis em que vivemos, marcados pela polarização política, pela ameaça e corte de direitos, e por manifestações religiosas marcadas por rupturas e ameaças à unidade cristã e eclesial, Jesus nos convida a sermos cuidadores da vida em todas as suas dimensões, capazes de manifestar no hoje da nossa história a beleza e a utopia do Reino de Deus. A sociedade e a Igreja clamam por autênticos discípulos missionários, mulheres e homens abertos e disponíveis, dispostos a se encontrar com Jesus e anunciar ao mundo o amor que deste encontro brota: amor fecundo, único capaz de salvar a todos.

Com este entusiasmo e encorajados pelo Espírito de Jesus, que nos guia na missão, renovamos o nosso convite a todo o povo de Deus presente em nossa Diocese, para continuarmos trilhando o caminho de Jesus, sem medo e com ousadia, sendo presença amorosa e pedras vivas na construção do Reino de Deus.

fonte: setor de comunicação Diocese de Parnaíba

Tags

Instagram

Redes Sociais

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Doação

BANCO DO BRASIL

AGENCIA: 3285

CONTA: 89624-1

Newsletter

Parceiros