Tomou posse neste sábado, dia 30 de setembro, o bispo de São Raimundo Nonato, dom Ronilton Souza de Araújo. Ele irá suceder o bispo emérito, dom Eduardo Zielski que governou a diocese por 7 anos. A celebração de posse canônica aconteceu na catedral diocesana com a presença de bispos, padres, religiosos e religiosas, seminaristas e todo o povo de Deus.

Dom Ronilton destacou que a Palavra de Deus, o coração de Jesus e a sinodalidade serão as lâmpadas que irão iluminar e nortear a condução do seu ministério episcopal: “Tenho um coração que quer escutar, aprender e anunciar. Assumo com humildade e disponibilidade o serviço pastoral como 5º bispo desta diocese. Acreditando no reino de Deus como dom e serviço, somos chamados e provocados a participar da instauração do seu reino nesta Igreja particular”, disse.

Saiba mais

O novo bispo desembarcou no Aeroporto Internacional Serra da Capivara, na última quinta-feira (28), onde era aguardado por autoridades públicas e eclesiásticas e a população em geral. Em seguida, dom Ronilton percorreu em carro aberto algumas ruas e visitou as três paróquias da cidade. Ele estava acompanhado do bispo emérito, dom Eduardo Zielski.

A celebração de posse canônica contou com a participação dos arcebispos de Teresina-PI e Palmas-TO, dom Juarez Marques Sousa da Silva e dom Pedro Brito Guimarães, respectivamente; dos bispos eméritos de Teresina e Parnaíba, dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho e dom Alfredo Schaffler, respectivamente; dos bispos de Imperatriz-MA, dom Vilsom Basso; de Diamantino-MT, dom Vital Chitolina; de Campo Maior, dom Francisco de Assis; de Oeiras, dom Edilson Soares Nobre; de Picos, dom Plínio Luz; de Bom Jesus do Gurgueia, dom Marcos Tavoni; de Floriano, dom Edivalter Andrade e o administrador diocesano de Parnaíba, padre Edimar Silva de Lima.

Representando o poder público estava a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, e a secretária de Relações Sociais do Governo do Piauí, Núbia Lopes, que estava representando o governador Rafael Fonteles. Marcaram presença ainda prefeitos de municípios do Território Serra da Capivara e outras lideranças.

“Inicia-se um novo caminho nesta diocese e em nosso Regional Nordeste 4. Esta Igreja possui uma belíssima trajetória de evangelização e traz as marcas e o carisma da Ordem Mercedária no Brasil sob a benção de Nossa Senhora das Mercês e de São Raimundo Nonato, nosso padroeiro. Hoje, abre-se uma nova página na história desta amada diocese. Nosso sincero agradecimento a dom Eduardo pela sua dedicação e pelo seu cuidado com o povo de Deus aqui presente”, disse o arcebispo metropolitano de Teresina, dom Juarez Marques.

No início de sua homilia, dom Ronilton agradeceu a dom Eduardo Zielski pela condução do governo pastoral da diocese nos últimos 7 anos: “Minha gratidão ao nosso bispo emérito e, até o presente momento, administrador apostólico pelo zelo pastoral e empenho com que desenvolveu seu ministério de pastor, pai e guia do querido e amado povo de Deus presente em São Raimundo Nonato. Não terei receio de consultá-lo quando necessário”, disse.

Finalizando, o bispo fez uma prece em favor da vida, depois que o Supremo Tribunal Federal liberou para julgamento a ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gestação no país: “Nestes tempos sombrios e de insegurança, não tenhamos medo de ser luzes para iluminar as mentes dos nossos parlamentares, juízes e governantes. A luz da vida sobrepõe a escuridão da morte. A luz da esperança afugente para longe as trevas dos medos e da desesperança. A luz da justiça e da honestidade seja mais forte que a escuridão da corrupção e da violência. Neste dia 08 de outubro, dia do nascituro digamos sim à vida e não ao aborto”, pediu.