Os cristãos enquanto sujeitos têm uma função social e são, por isso, chamados a participar das decisões da comunidade em que vivem por meio da política. O Santo Padre, o Papa Francisco, já afirmou que “Envolver-se na política é uma obrigação para um cristão”. E atendendo essa convocação, a Paróquia de Cristo Rei (Forania Sul I), localizada no bairro de mesmo nome, promove o ‘Seminário de Conscientização Política’. O objetivo é discutir a participação política e o processo eleitoral valorizando o conhecimento. O evento será realizado no dia 30 de setembro, no Centro Social da Paróquia, a partir das 9h.

Padre Gilberto Freitas é o pároco da Paróquia de Cristo de Rei e afirma que nas indagações do Santo Padre sobre política, essa existe para garantir o bem comum. “O Papa Francisco disse que devemos nos envolver na política, pois a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum. Claro que a Igreja não promove uma política partidária, mas uma política de conscientização, o que significa dizer que não defende bandeiras e não apoia nenhum candidato. Ela apenas assume o papel de preparar e orientar os católicos para o exercício da cidadania”, explica o sacerdote.

Assim, os católicos têm a liberdade de escolha e de militância em apoio ao candidato ou partido de sua confiança, mas a defesa é de que o seu “comportamento tenha como referência a observância de algumas regras eleitorais e ideais éticos”, acrescenta.

O momento é aberto ao público e será em parceria com a Comissão Arquidiocesana de Direitos Humanos. Juristas e advogados que integram a comissão colocarão em debate temáticas como o porquê do voto ser um direito humano, além de discussões que venham a abranger uma democracia participativa e o direito ao voto livre.

“A fé tem uma dimensão política que é a construção do reino, se constrói o reino a partir de uma política do bem comum, fazendo o bem. Quem não faz isso, faz uma política contra o reino e, infelizmente, é essa política que tem prevalecido na sociedade. É necessário invertermos essa realidade com ações que venham a ajudar e contribuir para a construção do reino. Por isso é importante a reflexão. Maior que a reflexão deve ser o debate, a partilha de experiências de construção de um outro cenário político”, antecipa o presidente da comissão de direitos humanos da Arquidiocese, Dr. Carlos Wagner Nery.

“Neste seminário os membros da comissão vão prestar este relevante serviço de esclarecimento político e social. Acreditamos que política deve ser levada em consideração como o bem comum. É nossa missão fazer com que o conhecimento chegue em nível de paróquia. Não deixa de ser uma ferramenta de mobilização e organização social para a formação da consciência política dos diversos líderes que atuam nas nossas comunidades, instituições, organismos e pastorais. Entendemos que este é um momento de grande importância para nosso país”, ressalta o jurista.

Dinâmica

Cada um dos componentes da mesa do debate fará uma explanação de temáticas relacionadas ao voto, propaganda eleitoral e direito. Estes terão 30 minutos para explanação. A partir dai será aberta para a comunidade pontuar através de questionamentos e citação de experiências. “Com essa proposta, a ideia é dar sentido para que política seja um exercício do bem comum para a coletividade. Colocando sempre os direitos da população em primeiro lugar”, completa padre Gilberto.

“O principal objetivo é esclarecer a população acerca do momento político, ajudando na formação e na consciência cidadã. A ideia é que possamos trabalhar de forma mais ampla possível com o conhecimento na perspectiva de uma política pautada na grande pilastra da democracia e da participação cidadã”, finaliza o juiz do trabalho.

Palestras

Porque o voto é um direito do cidadão? Palestrante: Marcelo Eulálio – Advogado e membro da Comissão Arquidiocesana de Direitos Humanos

Democracia Participativa – Palestrante: Carlos Wagner Nery – Juiz e Presidente da Comissão Arquidiocesana de Direitos Humanos

Direito Humano ao voto livre – Palestrante: Camila Araújo – Advogada e membro da Comissão Arquidiocesana de Direitos Humanos

Voto e propaganda Eleitoral – Aurélio Lobão – Advogado e membro da Comissão Arquidiocesana de Direitos Humanos

Por Vera Alice Brandão