O presidente da Comissão Episcopal Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo de Parnaíba-PI, Dom Juarez Sousa da Silva falou sobre a participação do episcopado piauiense no 18º Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu na Arquidiocese de Olinda e Recife, de 11 a 15 de novembro.

Estiveram presentes no evento o presidente do Regional NE 4 e bispo de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva; o vice-presidente e bispo de Campo Maior, Dom Francisco de Assis; o secretário e bispo de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Marcos Tavoni; o bispo de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre; o bispo de Picos, Dom Plínio Luz; o bispo de Floriano, Dom Edivalter Andrade; o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito e o secretário-executivo, padre Ataan Nerson Brito.

Os bispos participaram de celebrações solenes, catequeses, simpósio teológico, feira católica, exposições e atividades culturais. O evento aconteceu com a participação de todas as arquidioceses e dioceses do Brasil.

“Pão em todas as mesas”
Dom Juarez falou sobre o tema da 18ª edição do Congresso Eucarístico Nacional “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46):

“Foi um momento de bençãos, de graças alcançadas, de unidade. Aquilo que é próprio da Eucaristia. O Congresso está acontecendo para nos confirmar na nossa fé eucarística. Todos nós estamos voltados celebrar, em torno da Eucaristia, esta temática que é muito significativa. Não pode haver vida sem pão. Que seja este um grito profético para que cesse a fome, fruto da indiferença, do egoísmo e que dê lugar a partilha, a reconciliação e a fraternidade”, disse.

“Corações ardentes, pés a caminho”
Dom Juarez também falou sobre o Ano Regional de Iniciação à Vida Cristã e de Animação Vocacional que será celebrado com o tema “Iniciação à Vida Cristã: caminho para o encontro com o Cristo” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33):

“Todo o episcopado piauiense permanece em Recife até sexta-feira, onde participaremos do Conselho Episcopal Regional (Conser) que tem por objetivo planejar as nossas atividades referentes ao ano de 2023. Também quero aqui destacar a abertura do Ano Regional de Iniciação à Vida Cristã e de Animação Vocacional que terá a sua abertura na solenidade de Cristo Rei, onde daremos ênfase a necessidade de assumir cada vez mais uma catequese de orientação catecumenal para nos dar convicção da nossa fé, a partir de Cristo em seu mistério pascal e que possamos ser, cada vez mais, o seu corpo eclesial, que é a Igreja, rumo à vida eterna”, destacou.
Fotos cedidas pela Diocese de Parnaíba