Dez seminaristas do Regional Nordeste 4 (Piauí) participaram da I Experiência Vocacional Missionária Nacional: Pés a Caminho, na Arquidiocese de Manaus-AM, em comunhão com o 3º Ano Vocacional do Brasil. Com o tema “Enviados pelo Espírito até os confins do mundo” e o lema “Cristo aponta para a Amazônia”, a vivência recebeu seminaristas, religiosos, bispos, formadores e membros da Juventude Missionária dos 19 regionais da Igreja do Brasil.

A experiência aconteceu de 5 a 17 de janeiro e foi organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), em parceria com a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e Arquidiocese de Manaus.

Para Bruno Soares, seminarista da Arquidiocese de Teresina, a experiência vocacional na Amazônia possibilitou alimentar ainda mais a espiritualidade e o seu chamado para servir:

“É a 2ª vez que faço missões na região amazônica. Já tive o privilégio de estar na Diocese de Parintins-AM, observando a realidade da Igreja na Amazônia, e ter contato com diversas comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas. É uma experiência que nos possibilita fortalecer ainda mais a nossa fé, diante de tantas dificuldades e desafios enfrentados por essas pessoas que vivem no meio da floresta, afastadas dos grandes centros urbanos”, disse.

Bruno também destacou a importância de conhecer um novo cenário de missão, fundamental para agregar na realidade missionária da Igreja no Piauí:

“Essa experiência proporcionou a todos nós seminaristas um encontro verdadeiro com o Cristo, que se revela no rosto e na vida dessas pessoas, cada uma com a sua história, problemas e desafios, mas também com a sua cultura, alegrias e conquistas. É preciso olhar com mais profundidade para a realidade dos povos que vivem na floresta e nas periferias das grandes cidades. Foi uma experiência muito positiva e vai somar e contribuir com tantas outras já vivenciadas para evangelizar as nossas paróquias, comunidades e dioceses no Piauí”, falou.