“Agora temos a primavera da igreja neste sertão, os jovens” com esta expressão o padre Francidilso confirmou a promessa de Deus para juventude católica do Piauí, “fazer o sertão florir”, em sua primeira edição do projeto Jesus No Sertão, que aconteceu no munícipio de Simões entre os dias 24 e 28 de julho.

A Renovação Carismática Católica do Piauí (RCC) através do Ministério Jovem realizou pela primeira vez o Jesus No Sertão, um projeto despertado em moção ao MJ Piauí há dois anos. Foram mais de 160 jovens de todo o Estado movidos pelo sentimento de fazer o sertão piauiense florir e de evangelizar pessoas que vivem em regiões áridas através de um olhar, de um riso e de um toque puro.

Foi o sertão árido e a realidade dura de uma região que vive o descaso da sociedade que Deus escolheu para cuidar por meio da alegria dos jovens carismáticos do Piauí. A missão abrangeu, além da cidade de Simões, aos munícipios de Caridade, Curral Novo do Piauí e a comunidade de Serra do Inácio.

Localizada às margens de um dos maiores parques de energia eólicas do Estado, mas que não tem energia forte o bastante para ligar um freezer, onde o frio é tão grande e as famílias tão simples que as mães não tendo cobertores para seus filhos os cobrem com terra no chão da sala durante a noite, famílias que não tinham alimentos suficientes para o dia, mas que tinham uma fé expectante de que Deus iria prover, foi essa a realidade encontrada pelos os missionários em Serra do Inácio.

Um povo de vida sofrida, mas que confiam na providência de um Deus bom e justo. Que ensinaram aos jovens da RCC o significado da fé e que receberam em troca a alegria do abraço e do olhar daqueles que vivem a experiência profunda do amor de Deus, mas que talvez nunca viram situações tão difíceis.

Serra do Inácio recebeu também o projeto Abraço do Pai, que doou brinquedos e alimentos, e ofertou serviços como corte de cabelo, manicure, pinturas para crianças e brincadeiras. Além da novidade do projeto Profissionais do Reino, que reuniu profissionais da área da saúde e realizou atendimentos e distribuição de medicamentos gratuitos para a comunidade que fica a uma hora e meia de distância da cidade de Curral Novo.

Foram mais de 50 famílias alcançadas na primeira manhã dos projetos e cerca de 100 atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, com fisioterapeuta e enfermeiros.

“Assim como a chuva e a neve que caem do céu, para lá não voltam sem antes molhar a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar, a fim de produzir semente para o semeador e alimento para quem come, assim acontece com a palavra que sai de minha boca. Ela não volta para mim sem efeito, sem ter realizado o que eu quero, e sem ter cumprido com sucesso a missão para qual eu a enviei.” (Isaias 55, 10-11)

Esse foi a o sentimento ao fim da missão que levou os jovens da Renovação Carismática do Piauí ao mergulho profundo no amor de Deus e na doação ao irmão.

“E o sertão floriu” afirmou o Padre da Paroquia de São Simão, Pe. Miguel.

Fonte:

MCS RCC PI