A Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza de 11 a 14 de setembro, na Casa Dom Luciano Mendes, em Brasília (DF), sua 27ª reunião ampliada, com a participação dos bispos referenciais dos regionais da CNBB e coordenadores/ presidentes de instituições ligadas à Comissão, como a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), o Serviço de Animação Vocacional / Pastoral Vocacional,  a Comissão Nacional de Diáconos (CND), a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB).

O Piauí está representado pelo padre Edivaldo dos Santos Silva, coordenador do Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional no Regional Nordeste 4. “É uma oportunidade para dinamizar o serviço de animação vocacional em nossas paróquias e dioceses e, assim, trazer uma nova perspectiva evangelizadora, que nos motive para continuarmos entusiasmados na missão a nós confiada”, disse.

A proposta, segundo o assessor da Comissão, padre Guilherme Maia Jr., é que a reunião ampliada construa em conjunto um plano de ação que possa ser seguido, nos próximos quatros anos, pelos ministros ordenados, vida religiosa e a vida consagrada. “A ideia é oferecermos à Igreja uma ação que esteja conectada e embebida daquilo que nos propõe o Papa Francisco com a sinodalidade, mas aquilo também que propõe a Conferência Episcopal, de sermos comunidade de comunidades, de estarmos aonde a Igreja não consegue chegar”, disse.

Durante os dias em que estão reunidos, os participantes estão refletindo, com a assessoria de diversos convidados, sobre diferentes temáticas que dizem respeito à organização e ao plano pastoral da CNBB.

Confira mais detalhes no site da CNBB