Aconteceu, de 30 de agosto a 01 de setembro, a primeira edição da Romaria de Catequistas, evento promovido pela Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento aconteceu no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida-SP, e refletiu o tema “Os que ensinam como estrelas brilharão” (cf. Dn 12,3).

Ao todo, participaram cerca de 3.400 catequistas de todo o Brasil. Do Regional Nordeste 4 (Piauí), estiveram presentes 80 catequistas, incluindo o arcebispo metropolitano de Teresina e membro da Comissão Episcopal para a ABC, dom Juarez Marques Sousa da Silva, e o coordenador regional da ABC, padre Estêvão Prondi.

Dom Juarez destacou que a Catequese é uma etapa fundamental no processo de iniciação à vida cristã, que vai além da transmissão da fé e da doutrina: “A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja e nos leva a uma participação consciente e dinâmica no ministério litúrgico, através de um processo que nos possibilita um amadurecimento na fé e o conhecimento da doutrina cristã”, afirmou.

O padre Estêvão reforçou que o encontro foi um momento oportuno para a vivência da fé e da espiritualidade, formação e convivência fraterna entre os catequistas: “Foram dias marcados por muita oração e aquisição de conhecimento que será levado para as nossas paróquias e dioceses. Sempre com o objetivo de proporcionar evangelização e conversão e formar discípulos e missionários a serviço da Igreja”, falou.

Fotos: CNBB