A PJ (Pastoral da Juventude) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Nordeste enviou 50 jovens do Piauí para participarem da Romaria Jubilar pelos 50 anos da Pastoral da Juventude. O encontro aconteceu no dia 09 de setembro, em Aparecida-SP, e teve como tema “Negra Mariama nos chama à Romaria: 50 anos de profecia e missão construindo a civilização do amor”, e lema “Alegrai-vos sempre no Senhor! Novamente direi: alegrai-vos!” (Fl 4,4).

A celebração de envio da juventude piauiense aconteceu na Paróquia do Divino Espírito Santo, em Corrente. De lá, a caravana seguiu para o Santuário Nacional, onde aconteceram as atividades pelos 50 anos da PJ. O bispo de Imperatriz-MA e referencial para a Juventude da CNBB, dom Vilsom Basso, presidiu a santa missa na casa da Mãe Aparecida na presença de milhares de jovens de todo o Brasil.

“Foi um encontro muito positivo, no qual estiveram presentes representações de 6 dioceses do Regional Nordeste 4. Saímos de lá ainda mais motivados para contribuir com a ação evangelizadora da Igreja e com a  construção de um novo mundo, dinamizando os espaços de convivência, promovendo o protagonismo juvenil e fortalecendo a fé e a espiritualidade”, avaliou a coordenadora Regional da PJ, Rosamaria Barbosa.

A Romaria reuniu cerca de 5 mil pessoas no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, numa programação que contou com a recordação da história e da atuação da PJ em todo o Brasil. Para a secretária nacional da Pastoral da Juventude, Wanessa Freire, “a mensagem do Papa só reforça a sintonia da caminhada da PJ com a Igreja”.

“É um sopro de esperança que nos faz querer continuar lutando por um mundo mais fraterno e justo para as juventudes”, destacou.

Durante a missa que encerrou a romaria, dom Vilsom motivou: “Eu acredito que cada um de nós, voltando de Aparecida, juntos da mãezinha, reabastecidos e animados pela fé, deveríamos criar novos grupos de jovens, oferecer espaços de comunidade onde os jovens possam se encontrar”, pediu. Inspirados pelo presidente da celebração, a juventude presente na Basílica invocou a rima, “ela vem de dentro, de dentro ela vem, toda energia que a PJ tem”, acompanhada da benção final.