O Projeto Amigos do Seminário ajuda a fomentar as vocações na Diocese de Campo Maior-PI. Com as contribuições voluntárias mensais, a diocese investe na formação dos seminaristas e contribui materialmente para a manutenção do Seminário Diocesano Dom Abel Alonso Nuñez e do Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus em Teresina.
O secretário do Projeto, Raimundo Nonato, explicou toda a dinâmica de trabalho das equipes colaboradoras. Ele também destacou a importância das orações e contribuições que ajudam estruturar o processo de formação dos seminaristas na Diocese de Campo Maior:
“Em todas as paróquias da diocese há grupos liderados por animadores que se encarregam de fazer essa arrecadação e trazer até a coordenação do projeto. Os integrantes se tornam efetivamente amigos do seminário, participando da formação dos seminaristas não somente com doações, mas orações e presença em eventos, visitas e celebrações”, disse.
Para o seminarista Leonardo Quirino, cada doação fortalece o projeto e possibilita a formação de novos sacerdotes: “As colaborações auxiliam nos investimentos realizados para a formação dos seminaristas. Elas são de grande valor para a diocese porque tem uma finalidade, que é ajudar na formação de novos padres que ficarão a serviço do povo de Deus na Diocese de Campo Maior”, destacou.
“As doações para o Projeto Amigos do Seminário não excluem o compromisso de cada fiel com o dízimo em suas paróquias. Essa doação é um algo a mais que tem uma finalidade específica: contribuir com a formação dos seminaristas. Esse gesto concreto possibilita que a diocese forme futuros padres”, explicou o reitor do Seminário Dom Abel, de Campo Maior, padre Luís Francisco.