O monsenhor Ronilton Souza de Araújo foi ordenado bispo de São Raimundo Nonato, neste sábado (26), em ordenação episcopal presidida pelo bispo de Imperatriz-MA, dom Vilsom Basso, SCJ. A celebração aconteceu na Paróquia de São Francisco de Assis, em Ituiutaba-MG, e foi transmitida ao vivo através do Youtube da Diocese de Ituiutaba-MG.

Monsenhor Ronilton recebe de dom Vilsom Basso a mitra. (Foto: Diocese de Ituiutaba)
Monsenhor Ronilton recebe de dom Vilsom Basso a mitra. (Foto: Diocese de Ituiutaba)

“Pelo ministério do bispo, é Cristo que continua a proclamar o Evangelho. Pela solicitude pastoral do bispo, é Cristo quem incorpora novos membros à Igreja. Pela sabedoria e prudência do bispo, é Cristo quem conduz seu povo nesta peregrinação terrena até eternidade”, disse dom Vilsom no início de sua homilia.

Dom Vilsom seguiu sua reflexão afirmando que dom Ronilton poderá contar com a colegialidade, o apoio, a fraternidade e o suporte de todos os seus irmãos: “O episcopado é um serviço e não uma honra. Este serviço exige de ti doação. Doação de vida. A vida que deverá ser doada, diariamente, especialmente, aos pequenos e pobres que estão simbolizados em teu brasão episcopal, pelos indígenas que deram nome a esta cidade e diocese”, completou.

Momento da celebração em que monsenhor Ronilton recebe de dom Vilsom Basso o báculo episcopal. (Foto: Diocese de Ituiutaba)
Momento da celebração em que monsenhor Ronilton recebe de dom Vilsom Basso o báculo episcopal. (Foto: Diocese de Ituiutaba)

Ainda de acordo com o ordenante, o lema episcopal escolhido por dom Ronilton ‘Venha o Teu Reino’ (Mt 6,10) sintetiza um pouco da missão que terá a partir de agora: “Vai gastar os teus dias fazendo o bem, antecipando o reino de Deus aqui. Na intimidade com o Senhor, vai encontrar o consolo, a luz e as forças necessárias para seguir na missão com fidelidade. Que brilhe em teu ministério o esplendor da santidade e a graça de conviver com alegria, entusiasmo e vigor missionário o serviço a ele confiado”, finalizou.

Dom Ronilton foi nomeado bispo de São Raimundo Nonato no dia 19 de julho, pelo Papa Francisco, após pedido de renúncia, em razão de idade, apresentado por dom Eduardo Zielski ao governo pastoral da diocese. Ele será o 5º bispo diocesano da Igreja Particular de São Raimundo Nonato e tomará posse no dia 30 de setembro, em celebração na catedral, às 18h.