Com o tema ‘Vocação familiar: a graça do matrimônio e a missão do serviço à vida’ e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (Lc 24, 32-33), a Pastoral Familiar realizou sua 36ª Assembleia Regional. O encontro aconteceu nos dias 18 e 19 de março, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Teresina-PI.
Estiveram presentes o presidente do Regional NE 4 e arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques Sousa da Silva, o assessor eclesiástico da Pastoral Familiar no regional, padre Antonio Soares, o secretário-executivo do regional, padre Ataan Brito, padres e representantes de todas as dioceses do Piauí.
O evento começou com acolhida, credenciamento dos participantes e um momento de espiritualidade. Em seguida, houve conferências, sendo uma sobre a temática do 3º Ano Vocacional e outra sobre Família, Igreja e Vida. Ainda no primeiro dia, representantes de todas as dioceses tiveram 15 minutos para a partilha de experiências exitosas na caminhada da Pastoral Familiar.
No segundo dia, houve santa missa celebrada pelo padre Roberto Francelino (Parnaíba) e outras duas conferências, sendo uma sobre a estrutura pastoral do Regional Nordeste 4 e outra sobre vocação e a missão da Pastoral Familiar. O evento encerrou com a palavra da coordenação regional e oração de despedida e envio.
Dom Juarez destacou que a família é a base para o surgimento de novas vocações: “Só teremos vocações ao ministério ordenado e à vida consagrada, se nós tivermos famílias felizes, que vivam o matrimônio como vocação, que observem os mandamentos de Deus e que vivam a sua fé com entusiasmo e ardor missionário. O mesmo vale para a vocação laical. A proposta é que tenhamos nossas famílias comprometidas com a construção do reino de Deus”, destacou Dom Juarez.