Aconteceu, de 21 a 23 de novembro, em Curitiba-PR, Assembleia Nacional da Pastoral da Criança. O evento teve como objetivo ver a situação atual da atuação da instituição e pensar nas ações e necessidades futuras para cumprir a missão de levar vida em abundância e ajudar as famílias a se tornar agentes de sua própria transformação.
Esteve presente no encontro a coordenadora Regional da Pastoral da Criança, Viviane Medeiro. “A Assembleia Nacional da Pastoral da Criança foi um momento de reflexão, avaliação e indicação do Conselho Diretor. Momento de troca de experiência, fraternidade e muita discussão sobre o trabalho pastoral. Que o Divino Espírito Santo ilumine e nos conduza, à luz preferencial pelos pobres, como nos convoca o Papa Francisco”, destacou.
A Assembleia também contou com a participação de coordenadores e representantes da Pastoral da Criança de todo o país. Os debates giraram em torno do desenvolvimento integral das crianças, ações para prevenção da obesidade e outras doenças no público infantil, os cuidados nos primeiros mil dias (período da gestação mais os dois primeiros anos de vida) e os desafios para ampliar o número de famílias acompanhadas.
A Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar em ações de combate à mortalidade infantil. Ela atua, exclusivamente, em áreas de forte vulnerabilidade social e trabalha para reduzir a desnutrição, o analfabetismo e a exclusão social. A partir da construção da cultura da paz, age na prevenção da violência praticada no cotidiano familiar.