O bispo de Oeiras e secretário do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Edilson Soares Nobre, presidiu a 6ª noite da trezena de Santo Antonio Aparecido, na catedral diocesana de Campo Maior, nesta terça-feira, dia 06 de junho. Em 2023, o tema do festejo é ‘Santo Antonio, exemplo de caminho e de comunhão com Jesus Cristo’ e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (Lc 24,32).
Em sua homilia, dom Edilson fez uma reflexão sobre a passagem bíblica ‘Eu sou a Porta’ (Jo 10,9) e destacou que somente por Jesus Cristo, a humanidade poderá encontrar a salvação: “É falsa a porta que pretende dar passagem ao homem que quer ser salvador de si mesmo. Santo Antonio nos aponta a direção para acertarmos a passagem que é Jesus Cristo. Numa total demonstração de fé, de entrega e de resposta tornou-se um dos santos mais populares da Igreja. Ele noz conduz a Jesus e nos ajuda a ter um coração ardente e apaixonando por Nosso Senhor”, disse.
Dom Edilson falou que Santo Antonio tornou-se um dos santos mais populares da Igreja porque compreendeu que Jesus é a porta e soube revelar ao mundo a salvação com fé, simplicidade, profunda devoção e amor às Sagradas Escrituras: “A salvação não vem pela nossa força, esforços, pelas nossas boas obras. Tudo isso é apenas consequência de um entendimento a respeito de Deus. A salvação é Jesus Cristo. A inteligência, a lucidez intelectual, humildade, ternura, sobretudo, o seu apego aos pobres fizeram de Santo Antonio uma das grandes referências de santidade da Igreja”, afirmou.
Ainda de acordo com dom Edilson, devemos imitar o estilo de Santo Antonio que viveu para propagar a fé, difundir o Evangelho e revelar a acessibilidade de Deus ao mundo: “Santo Antonio abriu as portas do coração e se entregou a Jesus. Durante toda a sua vida, buscou renunciar os privilégios, os títulos e optou por fazer uma experiência de fé e de pobreza. Uma referência acolhedora e encorajadora para nosso tempo. É por isso que continua sendo amado, porque, pela caridade, viveu intensamente e abraçou a verdade e a graça”, finalizou.
As festividades de Santo Antonio de Campo Maior seguem até o dia 13 de junho. Nesta quarta-feira, dia 07, o arcebispo emérito de Teresina, dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho irá presidir a 7ª noite da trezena, a convite do bispo diocesano de Campo Maior, dom Francisco de Assis.