Os católicos celebram no dia 19 de março a solenidade de São José. Entretanto, as celebrações do esposo de Maria e patrono da Igreja foram antecipadas para este sábado (18 de março) porque a festa em honra ao santo coincidiu com o 4º domingo da Quaresma. Segundo as normas universais do ano litúrgico e o calendário da Igreja, os domingos de preparação para a Páscoa têm precedência sobre as solenidades dos santos.
No Piauí, São José é o padroeiro oficial de 16 municípios, sendo Inhuma, Lagoa do Piauí e Jardim do Mulato na Arquidiocese de Teresina; Altos, Campo Largo do Piauí e Cabeceiras do Piauí na Diocese de Campo Maior; São José do Divino na Diocese de Parnaíba; São José do Peixe na Diocese de Floriano; Bela Vista do Piauí e Paes Landim na Diocese de Oeiras; Betânia do Piauí, Caldeirão Grande, Belém do Piauí, São José do Piauí e Aroeiras do Itaim na Diocese de Picos e Brejo do Piauí na Diocese de São Raimundo Nonato.
Na Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, São José não é o padroeiro oficial de nenhum município pertencente ao seu território, mas é celebrado em dezenas de paróquias e comunidades. Em Campo Largo do Piauí, Cabeceiras do Piauí, São José do Divino e Jardim do Mulato o santo é festejado no mês de julho. Outras dezenas de comunidades e paróquias também celebram São José Operário, com festa em maio.
São José era carpinteiro na Galileia e esposo de Maria. Protetor da Sagrada Família, foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Esteve ao lado de Nossa Senhora em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém. Educou e protegeu o menino Jesus, com o amor de Deus. São José foi um homem justo, trabalhador e exemplo de pai. A simplicidade e a fidelidade fizeram de São José o protetor escolhido para Maria e para o próprio Jesus, bem como para toda a humanidade.
Texto: Ryan Andrade (CNBB NE 4) e fotos: Pascom Paróquia de São José de Altos