O arcebispo de Teresina e presidente do Regional Nordeste 4, dom Juarez Marques Sousa da Silva, participou do 4º Nordestão de Catequese. O evento, promovido pelas Comissões Bíblico-Catequéticas dos Regionais do Nordeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), teve como tema ‘Catequese a serviço da iniciação à vida cristã numa igreja sinodal’ e lema ‘Lançai vossas redes para a pesca’ (Lc 5,4).

“Precisamos nos inspirar nos exemplos e nas experiências das primeiras comunidades cristãs e voltar a beber da fonte original que é Cristo. Ele nos oferece um novo horizonte e novas perspectivas e nos convida a lançar as redes para águas mais profundas, fazendo de nós pescadores de homens”, disse.

Ainda em seu discurso, o arcebispo de Teresina reforçou a necessidade de uma igreja cada vez mais engajada com uma catequese sinodal. Para dom Juarez, este deve ser o novo modelo de catequese a ser implementado pela Igreja no terceiro milênio: “Uma catequese de orientação catecumenal a serviço da iniciação à vida cristã requer um encontro pessoal e amoro com Jesus Cristo. Esse encontro, por sua vez, pressupõe intimidade, uma vida de oração. Ser catequista é ter a docilidade para a escuta da palavra de Deus e da Igreja”, falou.

O Nordestão de Catequese é um evento que acontece de 3 em 3 anos, reunindo catequistas dos 5 Regionais da CNBB – NE 1 (Ceará), NE 2 (Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte), NE 3 (Bahia e Sergipe), NE 4 (Piauí) e NE 5 (Maranhão). A primeira edição aconteceu em 2013, em Maceió-AL; a segunda, em 2016, em Fortaleza-CE, e a terceira em 2019, em Aracaju-SE. Durante o encerramento desta edição foi anunciado que o 5º Nordestão de Catequese será sediado na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, no Regional Nordeste 5.