Para impulsionar as estratégias da cultura vocacional, foi realizado neste sábado (25 de março), o 1º simpósio vocacional na Diocese de Campo Maior-PI. O evento refletiu o tema do 3º ano vocacional no Brasil ‘Vocação: Graça e Missão’ e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (cf. Lc 24, 32-33).

Participaram do evento o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis; padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas, seminaristas. O simpósio teve como assessor o padre Josenildo Tavares da congregação Missionários Oblatos de Maria e contou com animação da comunidade Shalom de Teresina. O humorista e cantor João Cláudio Moreno também fez uma participação especial.

“Este simpósio é parte de uma série de atividades que o nosso Regional Nordeste 4 fará tendo em vista o Ano Vocacional. Todas as dioceses do Piauí terão eventos similares a este para fomentar a cultura vocacional na ação evangelizadora da Igreja no Brasil e avançar no discipulado missionário”, destacou o bispo de Campo Maior-PI e vice-presidente do Regional NE 4, Dom Francisco de Assis.

Para o assessor do simpósio, padre Josenildo Tavares, a Igreja precisa investir mais na promoção vocacional, tendo em vista a diminuição do número de vocacionados: “É preciso que haja um despertar na Igreja para as vocações. É necessário estimular experiências missionárias e vocacionais com as diversas expressões juvenis, incentivando a criação de equipes vocacionais e fortalecê-las onde já existem”, disse.

Outros encaminhamentos do simpósio foram tornar conhecidos subsídios e documentos do 3º Ano Vocacional e investir numa formação vocacional permanente para o clero, seminaristas e lideranças de pastorais, congregações, movimentos e institutos seculares. “É importante uma sensibilização de toda a Igreja para fomentar as vocações. Penso que as agendas paroquiais e diocesanas contemplem propostas, indicações e atividades e dinamizem estratégias para a animação vocacional”, sugeriu a irmã Raimunda Paiva da congregação das Filhas de Santa Tereza de Jesus.