Em sua primeira homilia como arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques Sousa da Silva falou sobre a temática da Campanha da Fraternidade 2023: ‘Fraternidade e Fome’. Para Dom Juarez faz-se urgente despertar entre as pessoas a compreensão da realidade a que estamos inseridos, num país onde mais de 30 milhões de brasileiros sobrevivem em situação de insegurança alimentar.

“Acolhamos neste tempo sagrado de graça e conversão e reflexão, os apelos da Campanha da Fraternidade cujo tema é Fraternidade e Fome e lema Dai-lhes vós mesmos de comer. O flagelo da fome é uma realidade entre nós. Se a fome é uma tragédia, são mais vergonhosas ainda as suas causas. O escopo desta campanha é incentivar, a partir do exemplo de Jesus, as comunidades a assumirem responsabilidade diante da situação de fome em nosso meio”, disse.

De acordo com o arcebispo, é preciso incentivar todo o povo de Deus a exercitar a empatia e desenvolver a capacidade de cuidar do outro com diálogo e políticas públicas capazes de combater a fome e garantir o direito à alimentação: “A Igreja pode e deve colaborar e trabalhar em comunhão e parceria com todas as forças vivas da sociedade para promover valores que humanizam e, juntas, trabalharem por uma autêntica amizade social, como Deus deseja e como nos pede o Papa Francisco. Somos convidados a ser uma Igreja servidora, samaritana, à serviço da vida, que vive a caridade, luta por justiça social e pelo direito e defesa da vida em sua plenitude”, destacou.

Dom Juarez também reforçou que é dever de todos os cristãos um compromisso com a defesa da vida, desde a sua concepção até o seu declínio natural: “É preciso dialogar com as diversas instâncias da sociedade para que toda vida seja preservada. Defender a vida também passa pela defesa do meio ambiente, dos recursos naturais. Precisamos cuidar da nossa casa comum. Não basta apenas defender a vida no momento da sua concepção. Também ali ela deve ser preservada, mas é preciso defendê-la onde ela é ameaçada, em qualquer uma de suas etapas”, afirmou.