A diocese de São Raimundo, através da representações de leigos e leigas, padres, religiosos e religiosas e todo o povo de Deus se reuniu, na noite deste sábado, dia 23 de setembro, para uma celebração em Ação de Graças pelo pastoreio do administrador apostólico e agora bispo emérito, dom Eduardo Zielski. No próximo dia 30 de setembro, toma posse o novo bispo da diocese, dom Ronilton Souza de Araújo SCJ.
Dom Eduardo lembrou a sua trajetória desde o momento em que recebeu o batismo, no dia 09 de março de 1947 até ser escolhido pelo Papa São João Paulo II para o episcopado. Ele recebeu a Primeira Comunhão aos 6 anos de idade e, aos 18, entrou para o seminário. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 21 de maio de 1972 e, passados 5 anos, descobre sua inclinação para as missões. Chega no Brasil no dia 08 de novembro de 1980 e em 02 de fevereiro de 2000 é nomeado bispo de Campo Maior, onde permaneceu por 16 anos, até ser transferido para a diocese de São Raimundo Nonato.
“Agradeço pelo empenho e contribuição de todos ao longo destes 7 anos. Obrigado por toda a dedicação, pelo esforço físico e mental dispensados para fazer acontecer a vontade de Deus. Colaborem com o novo bispo para que o projeto de Deus continue em São Raimundo Nonato. A mentalidade do mundo é hostil contra a Igreja, mas é necessário perseverar e seguir firmes na missão. Precisamos, pelo nosso testemunho, fazer com que a fé permaneça sempre verdejante, produzindo frutos, florindo no lugar onde vivemos”, disse dom Eduardo.
Acolhida e posse canônica de Dom Ronilton Souza de Araújo
Dom Ronilton Souza de Araújo chega em São Raimundo Nonato no dia 28 de setembro. Ele desembarca no Aeroporto Internacional Serra da Capivara, às 15h, onde será recepcionado pela comunidade. Em seguida, haverá uma carreata e visita às paróquias do município (Santa Teresinha, Nossa Senhora das Mercês e São Raimundo Nonato). No dia 30, a celebração de posse acontecerá na catedral diocesana, às 18h. Dom Ronilton será o 5º bispo de São Raimundo Nonato.