Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O bispo da Diocese de Parnaíba e presidente da Comissão Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Juarez Sousa da Silva, falou sobre a 31ª Assembleia Regional de Pastoral, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho com o tema ‘Pão e Caridade: Pilares da vida cristã em missão’ e lema ‘E não havia necessitados entre eles’ (cf. At 4, 34).

“Daremos continuidade à reflexão sobre as diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil a partir pilares do Pão e da Caridade, para contemplar a dimensão da nossa fé. A Caridade que é a mola propulsora de sustentação da Igreja, chamada a ser uma igreja misericordiosa, a ser – como nos pede o Papa Francisco – hospitais da campanha, para acolher a todos que vêm até ela com suas necessidades, em seus clamores”, destacou.

De acordo com Dom Juarez, a Igreja precisa superar estruturas arcaicas que não mais contribuem com a evangelização e a superação da desigualdade social:

“Somos convidados, com as reflexões feitas pela diácono Sérgio, a assumir a identidade da Igreja, discípula de Jesus Cristo, a partir do seguimento ao mestre, e superar uma pastoral de mera conservação para uma pastoral verdadeiramente missionária. A deixar as estruturas ultrapassadas que já não contribuem para a transmissão da verdadeira fé”, disse.

Finalizando, o bispo reiterou o compromisso com sinodalidade, o caminho a ser percorrido pela Igreja no início do terceiro milênio, a convite do Papa Francisco:

“Esta renovação não deve ser encarada apenas como um salto progressista, revolucionário, mas de reforma, para atender o chamado do Papa Francisco que nos convida a ser uma igreja sinodal, em saída, e viver uma experiência verdadeira de encontro e comunhão com o Cristo”, reforçou.