Catequistas de todo o Nordeste participaram, de 21 a 23 de julho, do 4º Nordestão de Catequese, em Teresina-PI. O evento, promovido pelas Comissões Bíblico-Catequéticas dos Regionais do Nordeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), teve como tema ‘Catequese a serviço da iniciação à vida cristã numa igreja sinodal’ e lema ‘Lançai vossas redes para a pesca’ (Lc 5,4).

Além de catequistas, estiveram presentes bispos, padres, religiosos e religiosas, seminaristas e leigos e leigas. O encontro aconteceu no Centro de Formação da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Piauí (Fetag-PI) e contou com conferências, oficinas temáticas, celebrações e apresentações culturais e foi assessorado pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson e pelo padre Jânison de Sá.

Além de dom Paulo Jackson, participaram o arcebispo metropolitano de Teresina-PI e presidente do Regional Nordeste 4, dom Juarez Marques Sousa da Silva; o bispo auxiliar de Fortaleza-CE, dom Júlio César; o bispo de Grajaú-MA, dom Rubival Cabral Britto; o bispo de Picos-PI, dom Plínio Luz; o bispo de Campo Maior-PI e vice-presidente do Regional Nordeste 4, dom Francisco de Assis e o bispo de Oeiras-PI e secretário do Regional Nordeste 4, dom Edilson Soares Nobre.

Em seu discurso na abertura das solenidades, o arcebispo de Teresina, dom Juarez Marques, destacou que a missão de evangelizar exige convicção de fé, e que esta convicção só é possível através de uma catequese de orientação catecumenal a serviço da IVC: “Precisamos nos inspirar nos exemplos e nas experiências das primeiras comunidades cristãs e voltar a beber da fonte original que é Cristo. Ele nos oferece um novo horizonte e novas perspectivas e nos convida a lançar as redes para águas mais profundas, fazendo de nós pescadores de homens”, disse.

De acordo com o coordenador da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 4, padre Wagner Carvalho, o 4º Nordestão de Catequese conseguiu cumprir com a proposta de animar os catequistas e de oferecer os meios para a continuidade da missão de evangelizar e transmitir a fé cristã: “Foram 3 dias intensos de atividades que, certamente, irão contribuir na caminhada destas pessoas. Estamos felizes e com os corações ardentes. Agora, é necessário colocarmos os pés a caminho para produzir os frutos da evangelização, por meio de uma catequese a serviço do crescimento da vida de fé nas nossas comunidades”, destacou.

O Nordestão de Catequese é um evento que acontece de 3 em 3 anos, reunindo catequistas dos 5 Regionais da CNBB – NE 1 (Ceará), NE 2 (Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte), NE 3 (Bahia e Sergipe), NE 4 (Piauí) e NE 5 (Maranhão). A primeira edição aconteceu em 2013, em Maceió-AL; a segunda, em 2016, em Fortaleza-CE, e a terceira em 2019, em Aracaju-SE. Durante o encerramento desta edição foi anunciado que o 5º Nordestão de Catequese será sediado na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, no Regional Nordeste 5.