Teresina recebeu a visita do núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, entre sexta-feira (15) e sábado (16). Ele veio à capital piauiense por ocasião da imposição do pálio arquiespicopal ao arcebispo metropolitano de Teresina, dom Juarez Marques Sousa da Silva.

Dom Giambattista Diquattro foi recepcionado no Aeroporto Petrônio Portella, às 11h45. Estavam presentes o arcebispo, dom Juarez; o governador Rafael Fonteles; o vice-governador, Themístocles; o arcebispo emérito de Teresina, dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho; o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa e o secretário-executivo do Regional Nordeste 4, padre Ataan Nerson Brito.

Do aeroporto, eles seguiram para a residência episcopal, onde foi servido um almoço. Dom Giambattista e dom Juarez receberam a imprensa local e concederam entrevista para emissoras de televisão da capital e para os veículos de comunicação da Igreja Católica. O governador Rafael Fonteles presenteou o núncio com uma imagem de Nossa Senhora da Vitória, padroeira de Oeiras e do Piauí.

Na parte da noite, aconteceu a celebração da santa missa na catedral metropolitana de Nossa Senhora das Dores, padroeira da Arquidiocese de Teresina. Durante a solenidade, o núncio apostólico realizou a imposição do pálio, insígnia episcopal utilizada pelos arcebispos para expressar a comunhão com o Santo Padre daquele que está à frente de uma arquidiocese.

O pálio é confeccionado com a lã de cordeiros que o Sumo Pontífice abençoa no dia de Santa Inês e, posteriormente, tecido pelas monjas beneditinas de Santa Cecília. Dom Juarez recebeu o pálio no último dia 29 de junho, solenidade de São Pedro e São Paulo, em Roma, ocasião em que também esteve presente o governador Rafael Fonteles e outras autoridades.

No sábado, dia 16 setembro, o núncio apostólico seguiu com a sua agenda em Teresina. Pela manhã, ele celebrou a santa missa no Carmelo Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz. Em seguida, visitou o Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg, o Seminário Propedêutico São João Paulo II e encerrou sua visita no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus.

A visita do núncio ao Piauí mobilizou a presença de todos os bispos do Regional Nordeste 4, incluindo os eméritos. Foi o primeiro compromisso do bispo eleito de São Raimundo Nonato, dom Ronilton Souza de Araújo. O bispo de Caxias-MA, dom Sebastião Lima Duarte também participou.