Com o tema “Tocar corações e impulsionar a missão”, aconteceu, de 06 a 08 de outubro, na Diocese de Picos, a 16ª Assembleia Regional de Catequese. O encontro reuniu mais de 60 pessoas, incluindo catequistas de todo o Regional Nordeste 4 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

O evento contou com a participação do assessor da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-catequética da CNBB, padre Wagner Carvalho; do arcebispo metropolitano de Teresina e referencial para a Catequese no Regional, dom Juarez Marques Sousa da Silva e do coordenador da comissão regional para a Animação Bíblico-Catequética, padre Estêvão Prondi.

De acordo com o padre Wagner Carvalho, a 16ª Assembleia Regional de Catequese teve como objetivo principal revisitar o documento “Catequese renovada: orientações e conteúdo”, que impulsionou a catequese nos últimos anos: “É um momento de reencontro, mas também de refletir a caminhada, definir metas e buscar compreender os processos que possibilitem uma catequese consistente, que vá ao encontro das nossas realidades e que produza os frutos da evangelização em nossas comunidade, paróquias e dioceses”, completou.

Para dom Juarez, a catequese exige formação permanente e um profundo conhecimento da Palavra, das doutrinas e das diretrizes da Igreja: “Queremos, com esta assembleia, possibilitar os caminhos para que a catequese cumpra com a sua missão, e, para isso, é fundamental o aprimoramento da identidade vocacional do catequista, o estreitamento do vínculo entre a Palavra de Deus e a catequese, uma renovação da metodologia empregada e um novo impulso missionário e pastoral”, falou.

O padre Estêvão Prondi destacou que o catequista é testemunho da esperança e que a sua vocação representa o cumprimento da missão que Jesus Cristo nos designou, de sair pelo mundo e anunciar o amor de Deus e o seu projeto de salvação para toda a humanidade: “Procuramos escutar os catequistas e, através desse processo de escuta, tomamos conhecimento das diversas realidades, das deficiências, mas também das experiências positivas. Com base nisso, vamos elaborando roteiros, definido metas para fazer acontecer aquilo que ele nos pediu, fazer discípulos entre todas as nações”, disse.