Aconteceu, na última quinta-feira (23 de fevereiro), no auditório Paulo VI, em Teresina-PI, a cerimônia de lançamento do 4º Nordestão de Catequese. Com o tema “Catequese a serviço da IVC (Iniciação à Vida Cristã) numa Igreja Sinodal” e lema “Lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4), o evento será promovido pelas Comissões Bíblico-Catequéticas de todos os Regionais do Nordeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e sediado na capital piauiense (Regional Nordeste 4), de 21 a 23 de julho.

De acordo com o coordenador para Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 4 (Piauí), padre Wagner Carvalho, o 4º Nordestão de Catequese pretende ligar dois temas de fundamental importância na missão da Igreja (a iniciação à vida cristã e a sinodalidade): “O tema da sinodalidade atualmente está muito presente em nossas reflexões. Quando o Papa Paulo VI criou o sínodo em 1965, ele disse que este seria um organismo institucional para 3 fins. Promover uma colaboração entre o Papa e os bispos, obter informações diretas do tempo e da evangelização e facilitar convergência de opiniões”, destacou.
Ainda de acordo com o padre Wagner, o evento será um momento oportuno de colaboração entre todos os sujeitos envolvidos com a catequese nas comunidades, paróquias e dioceses: “Para esse caminhar juntos, precisamos de uma qualificação do ser catequista e da missão de catequisar. Precisamos entender que esse caminho passa pela corresponsabilidade entre bispos, padres, diáconos, religiosos, catequistas e de toda a comunidade. Uma ocasião para obter informações diretas sobre os desafios da evangelização e buscar metas comuns dentro das particularidades de cada região para uma catequese de inspiração catecumenal em nosso Nordeste brasileiro”, defendeu.
Dando continuidade, o coordenador afirmou que o 4º Nordestão de Catequese será um espaço facilitador das convergências de opiniões e das experiências adquiridas ao longo dos últimos anos: “Esta será a base a partir da qual se poderá lançar as redes da evangelização. Em um tempo marcado pela hipermodernidade, degradação do ser, buscas pessoais e das realizações momentâneas e de uma época marcada pelo vazio e pela doença da pressa, do imediatismo, do enfraquecimento da comunidade, da crise comunitária de fé, da fragmentação das instituições e da destilação do ódio, urge apresentar ao homem e à mulher do nosso tempo uma catequese capaz de responder aos elevados anseios de eternidade presentes na inquietude do coração humano”, disse.
Finalizando, o padre Wagner reiterou que a catequese exige a inserção de elementos sinodais em sua tarefa além de fazer da comunidade o primeiro sujeito responsável pela missão de fazer ecoar e repercutir a Palavra de Deus: “Todos somos responsáveis pela catequese e não apenas os catequistas. Essa catequese precisa acontecer nos encontros, nas homilias e nos testemunhos da comunidade. Façamos deste 4º Nordestão de Catequese um momento de aproximação entre catequese e sinodalidade, com colaboração e reciprocidade. Assim caminharemos juntos”, finalizou.
Regional Nordeste 4 faz lançamento oficial do 4º Nordestão de Catequese nesta quinta-feira em Teresina
Ryan Andrade – assessor de Comunicação da CNBB NE 4